Você sabe qual é o novo comportamento de compra do consumidor online?

Pandemia acelerou o que já era tendência, com digitalização de processos e investimento no e-commerce

Você sabe qual é o novo comportamento de compra do consumidor online?O que antes era comodidade virou necessidade na pandemia. Assim está sendo com milhões de brasileiros e pessoas do mundo inteiro. Uma modalidade pouco usada pela maioria das pessoas até 2 anos atrás e que, nos últimos tempos, se tornou algo habitual, com a chegada do isolamento social: fazer compras online. 

Muitas pessoas, inclusive, por serem de grupos de risco, aderiram quase que completamente ao novo hábito, provocando um aumento exponencial no volume de compras, direto de casa, na tela do computador – não só refeições ou supermercado, mas de quase tudo.  

Pessoas que até então “nunca tinham feito compras de mercado on-line e hoje não conseguem imaginar viver sem”. A pandemia ajudou a quebrar barreiras dos mais velhos em relação ao digital. Com a popularização e a influência social do “está todo mundo usando”, os usuários estão cada vez menos temerosos em fazer compras pela internet. 

 

 

“É muito prático e rápido ir a três ou quatro lojas virtuais sem precisar sair do carro, estacionar, correr riscos de ser assaltado.”

A conveniência de receber os produtos na porta de casa e ter um objetivo na hora de fazer o pedido tornam a mudança mais fácil. 

Assim, 46% dos brasileiros passaram a usar mais a internet para fazer suas compras durante a pandemia, de acordo com pesquisa da Mastercard em parceria com a AMI (Americas Market Intelligence). 

Os novos adeptos das compras virtuais

“São 27 milhões de pessoas estreando no e-commerce hoje.”

Você sabe qual é o novo comportamento de compra do consumidor online?A Neotrust, afirma que na pandemia 27 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra digital na vida. Neste cenário, o investimento em e-commerce e a transformação digital se tornam inevitáveis.  

Se sentem falta das compras presenciais? Muitos comparam como o cinema ou o vídeo on-line. “Está lá pra quem ou quando quiser usar. Uma coisa não elimina a outra. É excelente ideia, mas é inevitável ser aprimorada.” 

O avanço do on-line, independentemente da pandemia, deve ser aprimorado mais frequentemente. São tendências represadas. Como as roupas. Ainda é um problema experimentar virtualmente, mas até para isso já existem programas. É muito prático. 

Na pandemia, milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra digital na vida… tem muita gente começando a navegar em um mundo completamente novo.” 

Avanço de dez anos em um ano e meio

Especialistas concordam que a pandemia apenas acelerou o estabelecimento de tendências que já eram previstas. O que antes era diferencial, se transformou em exigência para a sobrevivência do negócio. 

A presença na internet e nas redes sociais faz com que os estabelecimentos sejam vistos, lembrados e não percam clientes. 

Você busca o endereço da loja e já vê se tem site, de preferência, já consegue ver o catálogo, conhecer o produto, começa uma interação ali. Quando uma loja não tem isso, limita o usuário.  

E, claro, se ele tiver essa comodidade, vai buscar cada vez mais por este estilo de compra.

Fonte:
https://medium.com/counterarts/you-are-not-lazy-or-undisciplined-you-are-experiencing-internal-resistance-755a02673aa9