Você sabe como funciona o marketplace?

Imagine uma grande “loja de departamentos”, mas no âmbito online, isso é um marketplace. É um espaço de compra e venda de produtos de diversas marcas.

No e-commerce, esse conceito se aplica a sites de grandes redes varejistas que permitem a venda de produtos por parte de lojistas parceiros, em troca do pagamento de uma comissão.

O marketplace no Brasil tem ganhado bastante relevância no último ano, inclusive, devido à pandemia, onde diversos estabelecimentos físicos tiveram que migrar para o online e também muitas pessoas começaram a investir no marketing digital, colocando seus produtos à venda no marketplace e lojas online. Talvez você já tenha até mesmo comprado um produto ou visitado um desses sites recentemente e não notou que se tratava de um marketplace.

Diversas pesquisas são feitas diariamente  nos sites de busca, do tipo “como faço para entrar em  sites de marketplaces?” ou “é possível entrar em vários sites de marketplace ao mesmo tempo?”. Porém, é muito importante que antes de tudo, você realmente saiba quais são os principais e-commerces do Brasil e do mundo que operam com esta modalidade.

O que é marketplace?

Marketplace, em inglês, é o resultado da junção das palavras market (mercado) e place (local). Esse era o local onde as pessoas realizavam trocas, compras e vendas de produtos, bem como onde se localizavam os mercados em determinadas cidades.

Com a evolução da internet, milhares de pessoas e negócios começaram a se conectar e utilizar este canal para distribuir seus produtos de forma online. Marketplace Online trata-se de uma comunidade ou um local onde pessoas e/ou empresas se encontram para realizar negócios, comprar e vender alguma coisa.

Então, a dinâmica padrão de qualquer marketplace é possuir dois lados. Sempre haverá alguém para vender ou oferecer algo de um lado e, do outro, alguém demandando ou comprando algo.

Marketplace e e-commerce

Você sabe como funciona o marketplace?Marketplace se diferencia do modelo tradicional de e-Commerce em diversos pontos, tais como, variedade e profundidade de produtos ou serviços, formato da receita, formato jurídico, gerenciamento de estoque, grau de abertura ou curadoria de novas lojas e produtos, entre outros.

Podemos dizer que um dos grandes diferenciais seja a descentralização do estoque e a possibilidade de ampliar a variedade de produtos quase que infinitamente. A chamada “Cauda Longa” de produtos (que vamos ver logo à frente), se torna cada vez mais real, permitindo ao “Canal de Vendas” apresentar um pool de produtos cada vez mais segmentado e direcionado a cada perfil de consumidor.

Já o modelo de e-commerce pode sofrer com algumas interfaces necessárias, como o uso de fluxo de caixa intensivo para financiar seu crescimento (estoque, infraestrutura logística, equipe, etc). Já os marketplaces escalam suas operações rapidamente com a entrada de novos vendedores de múltiplas regiões.

Esse modelo de negócio permite que o lojista invista em mais de um site de marketplace ao mesmo tempo, algo muito mais difícil de acontecer com quem investe apenas em um e-commerce próprio.

Os princípios básicos do marketplace

  • Prazo de Pagamento: em geral, a maioria dos marketplaces trabalham com um prazo de pagamento que pode variar de 2 dias a até 45 dias após a postagem ou entrega do pedido. Isto porque, é necessário garantir a segurança de que a entrega será realizada e o pagamento somente será liberado após este procedimento ser encerrado com sucesso.
  • Liquidez de Produtos: esta taxa considera o número total de produtos com vendas em um marketplace, e os divide pelo total de produtos geral do marketplace. Este indicador apresenta o grau de maturidade do marketplace e a probabilidade de alguma venda ser realizada. Um marketplace com uma ótima taxa de liquidez pode variar entre 25% e 60%. É comum novos marketplaces apresentarem taxas entre 10% e 15%.
  • Liquidez de Vendedores: assim como a liquidez de produtos, este indicador considera o número total de lojas com vendas e divide este número pelo total de lojas geral do marketplace.
  • Cauda Longa: conceito criado pelo autor Chris Anderson e que apresenta uma das principais vantagens do modelo de marketplace ao permitir o acesso a produtos e serviços que antes seriam inalcançáveis e/ou simplesmente nunca conhecidos.
  • Comissão: é a taxa cobrada pelo marketplace, em geral, sobre o volume de vendas realizados. Esta taxa poderá variar de acordo com o perfil de produto ou serviço disponibilizado pelo marketplace, bem como o grau de abertura ou curadoria do canal. Em geral, esta comissão poderá variar de meros 3,5% (Etsy – marketplace para produtos feitos a mão dos EUA) a até 30% (Uber – marketplace de motoristas dos EUA).
  • Intermediador Financeiro: é a instituição de pagamento responsável por intermediar as transações financeiras realizadas entre compradores e vendedores, garantindo segurança para ambos os lados. Exemplos: Moip, Pagseguro, Cielo, Paypal

Quais são os maiores marketplaces no Brasil?

No Brasil, já temos alguns marketplaces focado em vendas de produtos, como o próprio Mercado Livre, e também novos entrantes neste segmento.

  • Mercado Livre: Marketplace mais tradicional da América Latina, realiza milhões de transações todos os anos e processa bilhões de dólares de milhões de vendedores para milhões de compradores.
  • B2W: maior grupo de e-commerce da América Latina, abriu recentemente suas portas para produtos de múltiplos fornecedores por meio do modelo de Marketplace. A B2W, engloba os canais Submarino, Americanas e Shoptime.
  • Via Varejo: fundado em 2010, o grupo Via Varejo integra os e-commerces Extra, Casas Bahia e Ponto Frio. Assim como todos os demais, a Via Varejo também investiu no modelo de marketplaces para aproveitar seu elevado tráfego de usuários para ampliar a sua variedade de itens.
  • Magazine Luiza: a rede apresenta mais de 700 lojas no Brasil.
  • Elo7: maior marketplace de produtos artesanais no Brasil com mais de 4 milhões de visualizações por mês. Apresenta liquidez elevada e um grande volume e opções de produtos

E os principais marketplaces internacionais?

Existem centenas de marketplaces já consolidados que movimentam bilhões de dólares todos os anos. Recentemente, um grande volume de marketplaces de nichos têm surgido. O objetivo é atender públicos segmentados destes nichos, gerando maior conexão com os usuários e, consequentemente, mais vendas.