O tráfego pago consiste em pagar para as plataformas mostrarem o seu anúncio para as pessoas, via sites de busca como o Google, ou pelas redes sociais.
No caso do Google, o e-commerce que opta pela campanha, efetua pagamentos para este canal com objetivo de exibir o seu site nas primeiras posições de busca. Ou então, nas redes sociais, para aparecer no feed de notícias dos usuários. Quando a pessoa clicar nesses anúncios ela é redirecionada para o seu site/loja virtual.
Leia: Pandemia e mercado online, o que mudou no comércio digital?
Existem dois métodos para pagar por esses anúncios:
- Custo por mil impressões (CPM): você efetua o pagamento para que o seu site apareça nas buscas, independentemente das pessoas clicarem nele ou não. É indicado para quem está começando e quer tornar a marca conhecida dos usuários.
- Custo por clique (CPC): em que você paga um determinado valor a cada vez que alguém clica no link anunciado. É indicado para conseguir levar tráfego real para o seu site.
Veja: Como aumentar as vendas pelas redes sociais?
Como fazer tráfego pago para e-commerce?
Facebook Ads
Essa é a plataforma de anúncios do Facebook. Assim como no Google Ads ele também permite o direcionamento dos anúncios para um determinado perfil. Com o grande número de usuários, é sempre interessante utilizar essa ferramenta para divulgar a sua loja virtual.
Instagram Ads
Outra importante ferramenta para gerar tráfego pago para o seu e-commerce. Funciona de modo semelhante ao Facebook Ads. Permitindo anúncios tanto no feed de notícia dos usuários, quanto nos stories.
YouTube Ads
Uma das grandes tendências de marketing nas redes sociais é o uso de vídeos. Portanto, o YouTube pode ser um grande aliado para atrair tráfego para o seu site. Você pode veicular os anúncios durante os vídeos ou mesmo aparecer como sugestão para as pessoas.
Google Ads
Esse é o antigo Google Adwords. Na plataforma de anúncios do Google é onde você vai conseguir colocar o seu site dentre as primeiras posições nas buscas. Ele permite que você direcione esses anúncios, para determinada localidade, faixa etária, dentre outros. Ou seja, fica mais fácil de atingir o público-alvo desejado.
Bing Ads
O Bing é o segundo site de busca mais importante da internet. Portanto, você pode utilizá-lo também para gerar tráfego para o seu site. Se você sabe utilizar o Google Ads, com certeza não terá nenhuma dificuldade de anunciar no Bing Ads.
Leia também: Como aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual?
Como fazer tráfego pago?
- Técnicas de neuromarketing: você precisa ser capaz de identificar os desejos e as ansiedades dos seus clientes. Conheça os gatilhos mentais que possam ser utilizados para atingi-los;
- Clareza e objetividade: é fundamental que o cliente entenda o que você quer com o anúncio. Isso facilita a tomada de decisão em comprar ou o não o produto ou serviço oferecido;
- Segmentação de público nos anúncios: se a sua loja virtual possui uma grande diversidade de produtos, eles provavelmente atendem a diferentes públicos-alvo, portanto, crie anúncios diferentes para cada um deles;
- Público-alvo: nem sempre o seu público-alvo estará no YouTube, ou no Facebook. Portanto, antes de investir nesse canal pesquise para saber exatamente onde está o seu público-alvo.