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A implantação de um sistema ERP começa com a escolha do software adequado para o segmento de atuação da empresa, com objetivo de permitir maior controle e uma tomada de decisão mais assertiva.

Entretanto, algumas empresas, com o passar do tempo e devido ao crescente número de vendas percebem a deficiência de integração de determinados ERPs ao iniciarem o processo de e-commerce do seu negócio.

Diante deste cenário, algumas se fazem necessárias para integrar o ERP e iniciar as vendas online. Veja algumas integrações que precisam ser realizadas: cadastros (produtos, estoques, preços) e pedidos.

CADASTROS

Primeiramente, antes de iniciar o cadastro, deve-se avaliar o ERP atual da empresa e se perguntar? Este ERP foi pensado para o e-commerce? É aqui, que as empresas começam a enxergar pontos deficitários. São eles:

  • Falta de campo de descrição mais detalhada do(s) produto(s);
  • Falta de campo para inserção de foto(s) do(s) produto(s);
  • Impossibilidade de variações de produto(s) corretamente como: (cor, sabor, tamanho, voltagem etc);
  • Não oferece possibilidade de precificação por canal;
  • Não há separação de estoques dentro de um mesmo CNPJ.

A falta ou pouco conhecimento sobre a escolha de um sistema ERP faz com que algumas empresas tenham dificuldades ao decidirem investir no processo de e-commerce do seu negócio. Há uma lacuna no processo, que precisa ser resolvida para iniciar o processo de transformação digital.

Essa lacuna de integração do ERP atual para os canais inviabiliza muitas vezes o crescimento do negócio, uma vez que, o sistema não está preparado para marcar e datar as alterações e enviar as informações de cadastros

PEDIDOS

Outra integração importante é a importação de pedidos, pois evita erros e retrabalhos no processo.

Neste processo, geralmente o ERP é passivo, e os pedidos são enviados no sentido do e-commerce para o ERP.

Veja as informações que precisam constar no pedido:

  • Itens
  • Quantidade
  • Valores
  • Endereço de entrega do cliente
  • Dados da transportadora
  • Acréscimo ou descontos
  • Taxa de comissão do marketplace e e-commerce

Ter e manter essas integrações em pleno funcionamento é a chave para que as empresas tenham uma operação eficiente em: separação, embalagem, emissão de nota, envio da nota, recebimento da etiqueta, emissão do PLP( pré lista de postagem).

No próximo artigo, iremos aprofundar um pouco mais nas integrações quando o E-commerce atinge mais de 200 pedidos de venda por dia.  Se a realidade da sua empresa for essa, a operação do seu negócio precisa evoluir. Um upgrade será necessário nos processos e integrações.

Fonte:
https://nerus.com.br/blog/erp/a-implantacao-de-um-sistema-erp-comeca-com-a-escolha-do-software-e-passa-por-diversos-processos-nesse-artigo-voce-confere-algumas-integracoes-para-seu-erp-e-vender-online/
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