Problemas para vender online? Confira aqui dicas para o seu e-commerce

Sua loja online não está vendendo e você já não sabe mais o que fazer? Mantenha a calma e leia esse artigo com dicas que vão apontar caminhos e possíveis soluções para vender na sua loja online. Confira.

 

Fique de olho nos acessos da sua loja

Com certeza você já ouviu a expressão” Quem não é visto, não é lembrado”. Pois, bem! Assim como uma loja física sua loja precisar ser conhecida pelo público e às duas palavras para que isso ocorra são: investimento e paciência.

O investimento é primordial para levar acesso ao site. Sem investir nas mídias, fica impossível dos consumidores conhecerem sua loja. Eles precisam ser impactados diariamente com a comunicação de seu negócio. Fazendo isso de maneira correta e eficiente, o site irá bombar de acessos.

Existem muitos canais de Marketing Digital para investir. Tudo vai depender de seu segmento, público e objetivo da loja, mas os principais são: Google Ads, Google Shopping, Social Ads e E-mail Marketing. Outra maneira de conseguir acessos é através de SEO – técnicas gratuitas de ranqueamento no Google, essenciais para receber acessos de forma orgânica.

 

Falta de identificação com a loja pode ser outro problema que está impactando em suas vendas

Primeiro de tudo, como está a estética de seu site? Se trata de um tema pronto, simples e sem muita personalização? Esse deve ser um ponto de atenção. Lojas sem identidade própria não passam confiança para quem irá realizar a compra.

Mas, se seu site tiver um layout personalizado, o público-alvo foi considerado durante seu desenvolvimento? Se os elementos não conversarem diretamente com quem interessa, não adianta. Lembre-se de que a loja deve estar bonita e atrativa para seu cliente, não para você.

Deixe o gosto pessoal e vaidade de lado, pense como seu consumidor: será que ele se identifica com essa loja?

 

Sua loja online tem problemas de navegabilidade?

O investimento em marketing digital já existe, seu site recebe muitos acessos e mesmo assim as vendas não acontecem? o problema pode estar na navegação da loja. E são vários os problemas que podem acontecer em uma loja online: dificuldade para encontrar o produto, cálculo de frete, checkout muito extenso e muitos outros problemas. Vale a pena solicitar uma análise profissional do site. Um consultor de e-commerce poderá identificar muitas melhorias que farão com que a loja passe a vender mais.

Existem diversas ferramentas no mercado que conferem o passo a passo de um cliente dentro da loja online. Se o seu cliente sai da loja, logo após calcular o frete, acenda o sinal de alerta. E a verdade é uma só: o consumidor odeia pagar frete. Ele sente que aquele valor é um gasto desnecessário. Dois fatores em relação ao frete podem estar prejudicando as vendas: uma taxa maior que o valor de mercado ou valor do frete que excede o preço da loja física.

Nesses casos, tente negociar o valor do frete. Procure parcerias com os correios ou transportadoras para que o valor do frete seja sempre atrativo. E sempre que possível, ofereça frete grátis!

 

Como está o prazo de recebimento da mercadoria?

O prazo de recebimento está ligado diretamente com o tópico anterior, afinal, com o cálculo do frete o usuário recebe a informação com o prazo para recebimento do produto. O que pode ser um valor decisivo para a compra.

Principalmente para o estado de São Paulo, os clientes estão acostumados a receber suas encomendas em até 5 dias úteis. Se seu prazo for muito maior que isso, ele pode desistir de comprar. Ou por talvez precisar daquele produto com rapidez. Independente do motivo, ele pode pagar mais caro na loja concorrente, apenas para receber mais rápido.

Nesse caso, você não pode deixar de oferecer fretes mais rápidos através do sedex, mesmo que o cliente arque com a diferença de valores.

 

Pedido faturado: outro problema recorrente!

Muitas vezes  o produto é vendido, mas esse valor não é faturado pela loja.

Isso acontece porque o cliente deixa de pagar o boleto, o banco não autoriza a compra ou os gateways de pagamento dão algum erro inesperado. Nesse caso, o interessante é ficar atento a compras que acabam não sendo faturadas.

Para boletos não pagos, mande um e-mail com uma “nova chance” de compra, mande uma mensagem de texto ou até mesmo, ligue para o cliente. Entretanto, procure não ser invasivo.

Para evitar compras barradas pelo banco, você pode oferecer mais opções de pagamento, como dividir o valor entre dois ou três cartões diferentes.

Se o problema for com os gateways de pagamento, vale a pena entrar em contato e esclarecer os motivos das compras canceladas.

 

Fique atento as reclamações de quem comprou

Se sua loja recebe uma reclamação, seu dever é resolver a situação o mais rápido possível. Porém, se você já acumulou muitas relações não resolvidas, é a hora de realizar uma ação de posicionamento de marca.

Antes de tudo, entre em contato com os clientes insatisfeitos, pelo menos com a maioria deles, e tente resolver o problema, mesmo que já tenha passado muito tempo. Para casos não solucionáveis, enviei um brinde, um pedido de desculpas, algo significativo. Realize algo que convença o cliente a retirar a reclamação ou marcá-la como resolvido.

Depois disso, o ideal é realizar uma ação de branding. Mostrando para o mercado, sua marca, história e como ela é confiável.

 

A concorrência está alta em seu seguimento e você não está conseguindo vender?

Esse é um problema de macro ambiente, ou seja, você não tem poder de ação diretamente. Porém, essa é a hora de se posicionar no mercado!

Procure melhorar seu preço através de negociações com fornecedores, ofereça descontos exclusivos para compras feitas por e-mail marketing, tenha opções de pagamento diferenciadas e melhores condições de frete.

Invista também em Google Ads e Google Shopping, você precisa aparecer com frequência para os possíveis clientes!

O importante é acompanhar o que os concorrentes estão fazendo e fazer melhor. Não pare de se movimentar e inovar! Conseguiu identificar seus problemas? Coloque a mão na massa agora mesmo, não perca tempo para resolver e comece a faturar através da internet.