O que é um Hub de Integração para Marketplace?

Pense em uma ferramenta capaz de agilizar suas vendas online integrando todas as soluções referentes a marketplaces, plataformas de e-commerce, ERPs, tudo em um único lugar. É isso o que um hub proporciona.

A partir do momento que o pequeno empreendedor sai de uma “venda de garagem” para um negócio com potencial maior de escala, surgem diversas preocupações de como manter a rentabilidade se movimentando, sem perder a qualidade e eficiência das operações.

Entretanto, operar esse crescimento através do seu próprio e-commerce apenas, limita suas ações em alguns aspectos como por exemplo, o tempo gasto para a criação de anúncios, o controle de estoque e pedidos, logística e falta de automatização em geral. E além destes mencionados, mas não menos importante, temos também os próprios marketplaces.

 

O que é um Hub de Integração?

Também conhecido como integrador de marketplaces, o hub é uma plataforma que possibilita a integração simultânea de diversos canais de venda em um só espaço.

Ou seja, o vendedor publica seus produtos dentro do hub que já está integrados com os principais marketplaces, plataformas de e-commerce, lojas virtuais e logística e controla toda a sua operação deste único canal.

 

O que um integrador oferece?

Dependendo do integrador, o seller poderá gerenciar suas vendas, cadastrar produtos, controlar estoque, emitir nota fiscal, replicar anúncios e muito mais, confira algumas vantagens:

 

Criar anúncios mais rápidos

Os anúncios são o primeiro contato entre vendedor e comprador. Sabe a vitrine de um shopping? Os melhores produtos sendo exibidos para chamar a atenção dos clientes? O anúncio possui a mesma função.

Para atingir vários públicos, é comum que o vendedor trabalhe com vários anúncios diferentes do mesmo produto, alternando fatores como preço, valor do frete, título e descrição. COmo otimizar esta tarefa? Replicando anúncios através do integrador.

 

Controle de Estoque

Este é um dos maiores desafios enfrentados pelos lojistas, pois uma informação incorreta pode acabar afetando o desempenho e relevância do vendedor e consequentemente, do anúncio.

Dentro do hub de integração, a contagem do estoque é baseada no produto em si, não nos diversos anúncios associados a ele, tornando a probabilidade de erro bem menor e permitindo um controle logístico bem mais eficaz da operação.

 

Expedição

Quando o vendedor trabalha com multicanais ou mais de um marketplace emitir nota fiscal, etiquetas postais e cotar fretes para envios de produtos, demanda muito tempo e qualquer erro pode ser crucial.

Neste caso, a lógica de um único produto estar associado em diversos anúncios também é prática e elimina diversas etapas, pois a preocupação com o desenvolvimento de um sistema que permite integrar todas essas soluções, fica por conta do próprio hub.

 

Relatórios da operação

Além de saber como estão as vendas, os relatórios fornecidos através do integrador permitem ao vendedor mensurar cada alteração que ocorreu nas suas operações, seja por período (promoções durante a Black Friday, por exemplo), mudanças estratégicas de preço, faturamento em cada marketplace e outros.

A verdade é que não adianta implementar mudanças na estratégia de vendas sem analisar os resultados para poder planejar o próximo movimento. e o Hub de integração permite essa visão holística da operação.

 

Qual Integrador escolher?

O mercado conta com diversas opções, mas é necessário analisar qual a real necessidade do negócio e isso tem relação direta com o ticket médio.

No caso de um e-commerce com ticket médio baixo, é viável um integrador que cobre porcentagem do faturamento total do mês. Já com um ticket médio maior, é interessante optar por hub que cobre por cada venda, individualmente. E temos ainda, os hubs que trabalham com um valor fixo, uma mensalidade. Vale analisar caso a caso e escolher o que melhor se aplica ao empreendimento, como por exemplo:

  • Quantos e quais marketplaces o seller opera.
  • Se o hub já possui integração com estes marketplaces.
  • Qual o valor do ticket médio.
  • Quais soluções o integrador oferece e se estas soluções atendem ao objetivo do negócio.

 

Conheça o Ideris

O hub de integração Ideris, desde 2017 quando foi fundado, já alcançou diversas conquistas e hoje, é capaz de oferecer um sistema completo, com inúmeras soluções para quem busca otimizar suas operações ou pretende começar a vender nos marketplaces.

O sistema oferece:

  • Relatórios completos de toda a operação do vendedor.
  • Emissão de nota fiscal para envio de produtos.
  • Controle automatizado de estoque.
  • Impressões sequenciadas de etiquetas de envio e Notas-Fiscais para quem utiliza ZPL.
  • API de frete.

Além destas soluções, o Ideris também possui desenvolvedores certificados e um grande envolvimento com todos os seus clientes, durante toda a sua trajetória, além de hoje, ser o único hub de integração com o Selo Platinum do Mercado Livre.

Todas essas soluções são uma forma de oferecer independência e segurança ao seller, para que ele tenha mais opções personalizadas que atendam a sua loja virtual, independente do tipo e tamanho das suas operações.

Fonte: https://www.ideris.com.br/blog/