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A marca é tudo aquilo que envolve a imagem do negócio, é o logotipo, as cores, os sons, os sabores, é tudo aquilo que remete a sua empresa e todo o conjunto.  

O branding é a estratégia criada a longo prazo para fazer com que se aumente a percepção de marca. O branding segue numa linha de planejamento e gerenciamento de todos os processos que englobam a marca. 

A marca envolve a percepção que as pessoas têm sobre você, o branding da sua empresa é o que diferencia ela das demais. Em alguns casos é possível afirmar que um cliente compra a sua marca, não seu produto.  

Um exemplo clássico é a Coca-Cola, que talvez seja a empresa que trabalha melhor o Branding. Quando se pensa em refrigerante, el é a marca que vem à mente de muitas pessoas. Essa é a importância em trabalhar o branding: ser referência na consciência dos consumidores. 

Branding é a garantia que o negócio vai crescer e expandir sua imagem de forma inteligente e duradoura. 

Como melhorar o branding da loja virtual? 

Dentro do que é a marca, existem diversos pontos que merecem atenção na construção do branding. Esse conjunto é capaz de levar a sua marca ao reconhecimento merecido. 

Como conseguir um reconhecimento de marca?

A boa notícia é que há várias formas de construir, estabelecer e otimizar o reconhecimento de marca.  

Se você já trabalha com anúncios, por exemplo, saiba que de alguma forma isso já contribui com o reconhecimento de marca. No entanto, uma estratégia bem definida é muito importante para otimizar seus resultados. 

Veja: Checklist do e-commerce: primeiros passos para abrir a sua loja online.

Confira algumas dicas essenciais! 

O que é reconhecimento de marca para o ecommerce?

Segmentação de mercado efetiva

O primeiro passo é conhecer seu cliente. Afinal, seu posicionamento — seja em anúncios, conteúdos ou mesmo na forma que sua loja ou e-commerce é organizado — deve fazer sentido. 

Por isso, realizar uma segmentação para gerar reconhecimento da marca, de modo que atinja exatamente o perfil de público-alvo que se identifica com a imagem da sua empresa, é uma forma de maximizar o sucesso. 

Vínculo emocional com o consumidor

Ao trabalhar a comunicação digital do seu negócio, busque estimular a criação de um vínculo emocional com seu consumidor. 

É uma forma de prender-se ainda mais à sua mente e à sua memória afetiva. 

O segredo para isso é personalidade, criando campanhas e conteúdos que estejam diretamente ligados aos valores, crenças e objetivos de vida do seu público-alvo — e que sua empresa compartilha. 

Leia: Alpar prevê 40% da receita através da plataforma B2B desenvolvida pela F1 Commerce.

Se necessário, faça a reformulação do branding

Às vezes, o que falta para um melhor alcance ou reconhecimento de marca não é criar algo novo, mas reformular o que já existe — e está errado. 

O branding ajuda você a se posicionar no mercado. Com uma estratégia nova, refrescante e moderna, você se encontra em uma situação mais promissora para atrair a atenção dos clientes. 

Presença nos diferentes meios de comunicação

Compreender seu cliente é entender que ele não transita apenas por um meio de comunicação, mas por vários. 

Saber quais canais explorar e investir em uma variedade precisa de mídias é uma excelente maneira de ampliar o reconhecimento da marca. 

Explorar os diferentes canais da mídia externa é uma excelente maneira de otimizar o reconhecimento de marca. Afinal, falamos de canais que estão presentes no cotidiano das pessoas. 

Aqui, destaca-se o digital out of home (DOOH), braço da mídia externa que utiliza de tecnologia e telas de alta definição para criar campanhas e conteúdos que atraiam mais atenção. 

A verdade é que campanhas estáticas, em qualquer mídia que seja, já não atraem tanta atenção. 

Acompanhe: A verdadeira tríade de vendas para seu e-commerce.

Marketing de conteúdo

Entre todas as estratégias de marketing que podem favorecer o branding, a oferta de conteúdo é o que mais gera resultados positivos para a marca. Tanto em reconhecimento como em conversão. 

Pode reforçar valores, educar, instruir, entreter e fazer com que a marca fixe seu objetivo nos usuários. Além disso, possui muitos formatos que podem ser criados: post, artigos, e-book, infográficos, webinar, audiobook e mais. 

Indispensável essa leitura: O que é Marketing de Conteúdo e como ele ajuda sua empresa a vender mais?

Redes sociais

As redes sociais são canais importantes, pois os clientes estão presentes em pelo menos uma rede e seguem ao menos quatro marcas. Ou seja, é uma grande fonte para criar a percepção.  

É nas redes sociais que o público consome conteúdo, compartilha, comenta e faz uma divulgação, de forma espontânea e gratuita.  

É possível utilizar as publicações para reforçar a identidade visual, com destaques nas cores e tipografias. Também para reforçar posicionamento e valores. 

E entregar conteúdo de valor para atender as necessidades de cada usuário com a jornada do cliente. 

Marketing promocional

O marketing promocional é uma conjunção de estratégias que geram valor para uma marca tentando conectar os clientes e os produtos, sem ser de forma invasiva e interessante para o público-alvo. 

Alguns exemplos: degustações de comidas, distribuição de brindes, envio de amostra grátis, cupons de desconto, descontos exclusivos, programa de fidelidade e assim por diante.  

Isso pode fixar a marca na mente e no coração das pessoas. 

Marketing interno

O branding cuida das questões externas, mas também preserva a imagem da marca dentro do próprio e-commerce. Isso é endomarketing, ações de marketing voltadas aos funcionários da empresa.  

Com todos os recursos de percepção da marca definido, por que não trabalhar isso dentro da empresa? 

A percepção positiva dos colaboradores, faz com quem está de fora, sinta que tudo o que a marca transparece, acontece dentro da empresa. 

Se uma loja possui central de atendimento e um cliente liga fazendo algum tipo de reclamação, o atendente dependendo de como vê a marca, pode destruí-la facilmente. 

Identidade visual 

O que é reconhecimento de marca para o ecommerce?A identidade visual é uma das principais, que também envolve um grupo de fatores: 

Logotipo: elemento que representa a marca, estabelece reconhecimento, é o símbolo que faz ela ser lembrada e identificada em qualquer ambiente ou mídia. 

Cores: as cores que representam a marca também dizem muito sobre ela. Elas são capazes de proporcionar sensações e sentimentos, podendo melhorar o diálogo visual entre empresa e cliente. 

Tipografia: a escolha da fonte dentro do contexto também é capaz de criar uma identidade. Muitas identidades visuais são representadas apenas por uma tipografia como logo. 

Posicionamento da marca

O posicionamento faz parte da construção da marca, ela agrupa alguns pontos importantes: 

Missão, visão e valores: indicam os valores com quais a empresa se conecta com o público, o que é importante para a gestão da empresa e quais são os benefícios que ela dá aos seus clientes. 

Linguagem: a forma como a empresa se comunica com o público, a linguagem adotada para criar identificação entre ambos, utilizada em todos os canais que marcam presença. 

Canais: canais que a empresa irá utilizar para ir de encontro com o público, para se expressar e ser um canal aberto para comunicação, onde pode buscar interação.  

Conteúdo: qual o conteúdo que o público irá receber e onde são empregados a linguagem e utilizado canal. 

Slogan: esse é um dos detalhes mais importantes para fixar uma mensagem. De forma verbal, o slogan pode transmitir uma mensagem e até convencer vendas. Nem todas as lojas virtuais têm slogan, porque em alguns casos o logo diz por si, e o slogan vem como um apoio de comunicação. 

Fonte:
https://site.admooh.com/blog/reconhecimento-de-marca/ 
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