O que é Marketing de Conteúdo e como ele ajuda sua empresa a vender mais?

Cristina tem um e-commerce. Já faz um ano que ela decidiu vender semijoias na internet e, no início, ela fazia muito sucesso entre as amigas e conhecidas que espalhavam no “boca a boca” com era linda e diferente cada peça vendida na sua loja. 

Percebendo o potencial do seu negócio, a empreendedora decidiu pesquisar estratégias de marketing que ajudassem a ampliar o alcance da sua marca sobre o público. Mas tinha um porém: Cristina não tinha capital, então precisava de uma solução que fosse, ao mesmo tempo, eficiente e barata. 

E adivinha o que ele descobriu nas suas pesquisas? 

Na era em que vivemos, onde a internet chega a quase todos, o perfil do consumidor está mudando, assim como dos empreendedores. A maioria das pessoas não compra mais produtos porque gostou da propaganda veiculada nas mídias, como TV e rádio. 

O Marketing de Conteúdo como solução: posicionamento de marca e vendas

Se, assim como a Cristina, você que está lendo esse artigo, com certeza, já ouviu falar sobre o famoso Marketing de Conteúdo. Mas você saberia explicar como a estratégia funciona ou responder como ela pode ajudar a sua marca a vender mais? 

O Marketing de Conteúdo é bastante popular no mercado, inclusive entre e-commerces. O estudo Content Trends, da Rock Content, aponta que 73% das empresas entrevistadas adotam a prática. 

Mas, por quê?  

A estratégia propõe que as marcas ofereçam conteúdos relevantes e de valor para os seus clientes. Em troca, elas se posicionam como autoridades em determinado segmento, ganhando mais alcance sobre o seu público e, consequentemente, atraindo mais consumidores. 

Os resultados

De acordo com a mesma pesquisa, o Marketing de Conteúdo demonstrou ser muito efetivo, gerando cerca de 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads para as empresas que adotam a prática. E tem mais: ele sai mais barato que outras estratégias, mais tradicionais no mercado. 

Afinal, o consumidor está mais antenado e, antes de comprar, está buscando todas as informações do produto que deseja. E não será apenas uma propaganda bonita e bem-feita que vai convencê-lo a comprar o produto da sua empresa. 

A maioria das empresas já percebeu esse novo comportamento e começou a investir em uma estratégia de vendas diferenciada chamada Marketing de Conteúdo. 

Conta pra gente: sua empresa já usa essa técnica para captar novos clientes?

Mas o que é marketing de conteúdo?

O que é Marketing de Conteúdo e como ele ajuda sua empresa a vender mais?Trata-se de uma estratégia onde a sua empresa cria conteúdos relevantes para que os futuros clientes possam consumir, aumentando o engajamento e criando uma lista de leads. 

Esse material criado pela sua empresa deve gerar valor para seu público-alvo e, ao mesmo tempo, criar uma imagem positiva da sua marca. 

A maioria das empresas brasileiras já olha para o marketing de conteúdo como uma das principais ferramentas para alavancar suas vendas. 

Por isso, a sua empresa não pode ficar para trás nesse mercado tão concorrido. 

Vamos ver algumas vantagens que o marketing de conteúdo traz para sua empresa e como isso ajuda a aumentar suas vendas. 

Tráfego orgânico

Publicar constantemente conteúdos relevantes em sua página da internet e nas redes sociais, como Instagram, facebook, Pinterest, Twitter, Youtube, entre outras, faz com que sua marca seja encontrada de maneira mais rápida nas pesquisas do Google e/ou na lupa das redes. 

No caso do Google, por exemplo, sua empresa deve saber usar bem as palavras-chave que o seu público-alvo está usando nas buscas, pois estas palavras são usadas pelo buscador para ranquear os conteúdos nas pesquisas.  

Quanto maior o número de pessoas vendo e conhecendo seu material, maior será o reconhecimento de sua marca. E sendo um conteúdo que gere valor, ele será compartilhado mais vezes também, aumentando o alcance da sua publicação.  

Mais pra frente vamos falar sobre o uso do SEO para gerar mais tráfego orgânico para a sua loja online.   

No caso das redes sociais, funciona quase da mesma forma, pois a pessoa vai nas buscas destas redes e coloca lá a hashtag com a palavra-chave correspondente ao nicho de interesse e acaba encontrando os perfis correspondentes ao que ela está buscando.  

É possível, inclusive, compartilhar o endereço da loja online dentro da biografia do Instagram, por exemplo, para que o seguidor seja direcionado ao seu e-commerce e, assim, conhecer melhor todos os seus produtos.    

O que é Marketing de Conteúdo e como ele ajuda sua empresa a vender mais?

Número de leads

O marketing de conteúdo, quando usado com estratégia dentro das redes sociais, pode ser, inclusive, um excelente direcionador de seguidores para a sua loja online. Pois, com o aumento do número de pessoas que consomem seus conteúdos, também aumenta a probabilidade de conseguir mais leads. 

Outra estratégia interessante de marketing de conteúdo seria disponibilizar “iscas digitais” como ebooks ou vídeo-books, dentro das suas redes sociais ou do blog (associado à sua loja online) para capturar dados dos possíveis clientes interessados, disponibilizando estes conteúdos exclusivos em troca das informações pessoais, como e-mail e telefone. 

Assim, você constrói listas de contatos que estão mais alinhadas com a proposta da sua empresa. 

Além disso, procure criar conteúdo de valor – como ebook ou vídeo-book em formato storytelling – que não perca a relevância com o tempo, de modo que as pessoas possam se interessar por ele depois de 6 meses ou um ano. Isto faz com que o tráfego no seu site permaneça por mais tempo. 

Relacionamento com o público

O marketing de conteúdo pode ser usado em vários formatos e canais como vídeos, podcasts, ebooks, infográficos, webnars, newsletter, artigos para blog, posts para redes sociais, desenhos e ilustrações com boas legendas, entre muitos outros.  

Através das redes sociais – incluindo as plataformas de vídeos como o Youtube e Tik Tok – do email-marketing, de blogs e sites, o seu conteúdo pode alcançar um grande número de pessoas. 

Mais do que alcançar, a ideia é criar um relacionamento com essas pessoas, de forma que elas reconheçam o valor de sua marca, seguindo sua empresa, acompanhando suas publicações e até mesmo fazendo parte de uma comunidade própria. 

O relacionamento pode ser personalizado se você já tem um perfil definido de seus consumidores (público-alvo e persona), de modo a entregar um conteúdo mais direcionado e mais assertivo. 

Educar a audiência

Todo conteúdo criado dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo tem por finalidade “ajudar em um problema” que o consumidor tenha, mostrando os meios para solucioná-lo, além de passar um sentido de “transformação” na vida dessa pessoa. 

Dessa forma, quanto mais o usuário se identificar com o conteúdo de sua publicação, maiores as chances dele se tornar um cliente para sua empresa. 

Gerar autoridade

Quanto maior for a relevância do seu conteúdo publicado, melhor ele aparece nas pesquisas, mais gente consegue ter acesso,  aumentando a visibilidade da sua marca e o interesse pelos seus produtos e serviços. 

Conteúdos com qualidade e que tenham informações mais aprofundadas fazem com que as pessoas tenham um engajamento maior com sua marca, aumentando as chances de conversões em vendas. 

Então, deu para entender por que o marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para sua empresa aumentar as vendas, não é mesmo?! 

Publicar conteúdos que vão ajudar as pessoas a solucionar seus problemas, gerando um retorno para a empresa, a princípio como lista de contatos e depois como clientes, é o objetivo principal do marketing de conteúdo. 

Essa estratégia é uma das melhores para que sua marca seja reconhecida e tenha autoridade sobre algum assunto. Com certeza, isto vai resultar em mais vendas para sua empresa. 

Ferramentas do marketing de conteúdo

1- Otimização do SEO para o seu e-commerce

O termo SEO significa search engine optimization. Na tradução literal, significa “otimização para ferramentas de busca”. 

Imagine que um potencial cliente esteja procurando por algum produto, agora, no Google. O que vai determinar que a página da sua loja apareça para ele, e não a da concorrência? Os critérios do Google para websites. 

O problema é que existem cerca de 200 critérios, e o Google não divulga oficialmente quais são! — apenas dá indícios. É aí que entra o profissional de SEO: ele irá otimizar as páginas da sua loja com os critérios por ele já desvendados. Depois, irá analisar os resultados e ver se sua loja subiu ou caiu posições nos resultados da busca. 

Assim, sua loja vai ficar sempre em boa posição e com um maior volume de tráfego orgânico – que é gratuito. Não é à toa que investir em SEO pode te ajudar a conquistar 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes. 

Porém, deixamos novamente o alerta: essa estratégia requer muita seriedade e paciência. É trabalhosa, mas traz retorno a longo-prazo, após meses de investimento. 

O que é Marketing de Conteúdo e como ele ajuda sua empresa a vender mais?

Remarketing para o “marketing de conteúdo” do seu e-commerce

A curto-prazo o remarketing talvez seja a tática mais efetiva para lojas virtuais. Ele simplesmente incentiva visitantes que abandonaram sua loja a voltarem. Sem esse “incentivo”, talvez você nunca mais teria o acesso desse pessoal. 

Funciona assim: o visitante visita a página de um produto e por algum motivo, abandona o site. Minutos depois, surge um anúncio daquele mesmo produto com um bônus (desconto, frete grátis, etc). 

É aí que ele impulsivamente retorna para o site e finaliza a compra. Agora, imagine se você paga para levar tráfego para sua loja pelo Google Ads? 

Grande parte daquelas visitas podem simplesmente nunca mais retornar. Com o remarketing, você pode atingi-los novamente. 

“Com o marketing digital o céu é o limite: você sempre pode crescer mais. Basta analisar o seu público e canais, enxergar as oportunidades e investir seus esforços.” 

Não existe fórmula do sucesso ou um grande segredo

Apenas analise, otimize e trabalhe duro. Outra sabedoria muito bacana é utilizar remarketing ou fluxos de email para recuperar carrinhos. Tais táticas podem reduzir as taxas de abandono de carrinhos em até 30%, em comparação com um mês sem nada. 

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Fontes:
http://automacaodevendas.com/marketing-de-conteudo-e-vendas/
https://marketingconteudo.com/taticas-de-marketing-para-ecommerces/