F1 Commerce
Dooca
Jet
Tray
Alternativa Sistemas
Nerus
APAGE

Quando se fala em metaverso, muitas pessoas associam apenas a jogos de realidade paralela, mas o conceito vai muito além disso.

Ele é um ecossistema coletivo que permite a integração das pessoas a partir da recriação de experiências entre os mundos real e virtual.

Já imaginou estar dentro de uma empresa, sem sair de casa? Ou ir a um show em outro país enquanto trabalha? Essas novas possibilidades poderão ser reais com o metaverso.

O que é o metaverso, afinal?

Para facilitar o nosso entendimento, é importante entender o significado da palavra metaverso, já que ela está entre os termos mais ouvidos nos últimos meses por quem acompanha tecnologia: “meta” (além de) e “verso” (universo).

Este termo surgiu na década de 80 da literatura cyberpunk, com o livro ‘Snow Crash’. Já deu para ter uma ideia de que o metaverso vai além, não se limitando a apenas um ambiente, concorda? Essa é uma nova realidade compartilhada entre o universo físico e o digital, com experiências imersivas e interativas.

Porém, não pense que somente avatares ou bonecos virtuais participam dessa realidade, pois ela é voltada, justamente, para a integração dos humanos, pessoas reais como nós.

Além disso, tecnicamente, o metaverso não é algo real, mas a intenção é proporcionar a sensação de realidade por meio da imersão em uma estrutura feita com base no mundo real.

Um dos maiores exemplos são os jogos de videogames. Neles o metaverso varia de acordo com o nível de imersão e também pela capacidade de passar um certo realismo para o usuário.

Influências do metaverso no mercado de tecnologia

Com o avanço da tecnologia e o conceito de metaverso tão em alta atualmente, é natural que sua aplicação seja ampliada e até mesmo aparelhos de realidade virtual se tornem mais baratos.

Por consequência, mais pessoas terão acesso a essas ferramentas e serão atraídas para esse novo ambiente. Com isso, atividades comuns como conversar com amigos, fazer compras e participar de eventos seriam realizadas de forma cada vez mais inovadora para o maior número de pessoas, expandindo oportunidades em nichos diferentes.

O que permitiu essa novidade foram as novas tendências como a conexão 5G, que permite uma conectividade melhor, mais consistente e de qualquer lugar do país, ao contrário do que tínhamos até pouco tempo

Metaverso aplicado no marketing e na vida real

Mesmo que seja um conceito relativamente novo para grande parte das pessoas, o metaverso já está inserido na realidade de diversas empresas.

Pode até ser que você já conheça alguns casos e não tenha se dado conta que trata-se do metaverso de forma aplicada no mercado. Separamos alguns dos principais exemplos para você entender melhor e se inspirar em boas ações.

Reuniões corporativas

Algumas grandes empresas estão realizando testes para utilizar o conceito de metaverso no universo corporativo. Empresas como a Microsoft estão desenvolvendo salas workrooms, uma imersão dos colaboradores em um mesmo ambiente virtual para realizar reuniões em tempo real.

Dessa forma a interação entre as pessoas, mesmo que distantes uma das outras, se torna mais real e espontânea.

Moda e esportes

Um outro exemplo da utilização do metaverso para o marketing está na parceria entre a Balenciaga e o jogo Fornite, com o objetivo de divulgar suas roupas para um novo público.

Da mesma forma, outras marcas apostaram nas criações de linhas de vestuários virtuais, como a Gucci e a Burberry.

Restaurantes e serviços de entrega

Outras marcas conhecidas mundialmente, como o McDonald ‘s, também resolveram apostar no metaverso para se aproximar do seu público. O restaurante recriou sua loja conceito dentro do Minecraft e o iFood está permitindo que você seja um entregador e ganhe dinheiro virtual no jogo GTA.

Tendências de marketing para esta nova realidade

Hoje é muito comum os consumidores adquirirem itens pela internet. Agora, imagine que ao invés de comprar uma roupa online por um catálogo de computador, você pudesse visitar a loja em 3D usando um óculos especial e pudesse experimentar as roupas, comprar e receber os produtos reais em casa. Seria incrível, não é mesmo?

Para as empresas, seria uma forma de aprimorar as experiências dos seus clientes, para trazer facilidade e novos sentimentos. Isso ajudaria muito a encurtar o processo de decisão de compra e a melhorar a conexão com o público.

O metaverso é um conceito bastante interessante e pode ser o futuro da internet. Se você nunca parou para pensar no assunto, comece a pesquisar para colocar em prática no seu empreendimento.

Este tema, além de ser foco de muitos questionamentos, é importante para você repensar formas de se conectar com as pessoas. Com a premissa do metaverso em mente, quem sabe não surgem insights valiosos para gerar mais receitas para sua empresa?

—-

Por Gustavo de Andrade Silva – Alternativa Sistemas

Gustavo é gerente de marketing na Alternativa Sistemas, empresa de ERP e soluções em Gestão Empresarial. MBA em Marketing pela USP. Doutorando e mestre em Ergonomia pela Unesp. Graduado em Ciência da Computação pela Unesp com graduação sanduíche no New York Institute of Technology e Endicott College, ambos nos Estados Unidos. Conta com experiências de trabalho em computação, design e marketing. Trabalhou em empresas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Apaixonado por livros e tecnologia, busca aprimorar-se constantemente e estar atento às mudanças de mercado, visando a aplicabilidade do conhecimento adquirido.

Escreveu um Comentário

dezoito − doze =