Imagens de qualidade, E-commerce de qualidade. Veja dicas para vender melhor

Já pensou uma loja online apenas com o nome dos produtos, sem as fotos?

É semelhante a um cliente em potencial chegar em uma loja física procurando por determinado produto e o vendedor dizer que o item está disponível, mas que a venda é feita sem que o cliente possa vê-lo e analisar as suas características. Se você fosse o cliente, você compraria nessas condições? 

É isso que o e-commerce estaria fazendo com seus visitantes, caso não possuísse imagens dos produtos, além de ser um grande passo para inviabilizar a compra e, consequentemente, deixar de lucrar.  

Imagens de qualidade, E-commerce de qualidade. Veja dicas para vender melhorConsidere que o uso de fotos de produtos tem um grande impacto nas conversões do e-commerce, bem maior do que você pode imaginar. Para se ter uma noção da diferença que uma foto faz, saiba que empresas que aparecem na categoria “imagens” nos buscadores têm 60% a mais de chance de receber cliques. 

Além disso, postagens com imagens recebem 94% mais visitas e interação do que as que não têm. Portanto, tanto nas mídias quanto no site de uma loja virtual, aproveitar as vantagens que as fotos dos produtos podem trazer é algo que deve ser colocado em prática para tornar a venda mais atrativa. Veja como utilizá-las ao seu favor: 

Não basta apenas utilizar fotos para garantir o êxito da venda. Aquele velho ditado, “a primeira impressão é a que fica”, cai como uma luva no impacto das imagens sob o usuário, e por isso é aconselhável estar atento ao investir no uso de imagens para ilustrar o produto. Lembre-se que as fotos no e-commerce são as vitrines da sua loja virtual, portanto, a qualidade é imprescindível. 

Como o consumidor online não tem a possibilidade de tocar e ver o produto concreto na frente de seus olhos, como faria em uma compra presencial, sua escolha deve ser facilitada através de imagens que melhor exibem o produto. É como tornar mais tangível o intangível. Considerando isso, preste atenção em algumas observações quanto às fotos que serão utilizadas no e-commerce: 

SEO DE FOTOS PARA E-COMMERCE

Além de melhorar a experiência do usuário, o SEO (Search Engine Optimization) de imagens faz com que o seu site apareça nos primeiros resultados de busca e isso melhore sua posição nas pesquisas. 

Essa otimização de fotos para e-commerce deve ser feita seguindo alguns critérios. Você não precisa ser especialista em fotografia, programação e design para entender como esse sistema funciona, mas é preciso ter conhecimentos básicos para saber se o seu e-commerce está dentro desses parâmetros. Veja alguns deles: 

Apresentação dos produtos

A forma de apresentar os produtos também é essencial. Podemos observar que, por exemplo, para produtos como roupas, sapatos e acessórios, a escolha de modelos é primordial. Fotografar com modelos profissionais pode tornar o seu trabalho muito mais fácil e eficiente, obtendo imagens mais ilustrativas da utilização dos produtos. 

Além disso, conhecer o projeto como um todo é essencial na hora de escolher os modelos. O conceito da marca ou de um projeto pode ser totalmente desconstruído se a escolha for feita de forma totalmente errada – como ocorreu em 2017, quando a loja britânica Boohoo anunciou produtos plus size com fotos de modelos magras. 

Rankeamento

Algumas técnicas básicas podem ajudar no rankeamento do seu site e na otimização de retenção e conversões de clientes, como: 

  • utilizar arquivos com tipo, qualidade e tamanho corretos; 
  • nomear as imagens com as palavras-chave do arquivo, para que sejam encontradas nas pesquisas com mais facilidade; 
  • atribuir descrições das imagens no formato Alt Text; 
  • adicionar as suas imagens no Sitemap, para que o Google as encontre mais facilmente.  

Técnica e estética

É importante entender os aspectos técnicos e estéticos das fotos para e-commerce. Nos aspectos técnicos, você deve focar na qualidade, tipo de arquivo e tamanho da imagem, já que os detalhes aparecerão ali. Já nas imagens estéticas dos produtos, você deve se concentrar no estilo, conceito, cores de fundo, aplicações de uso e etc, como o exemplo das fotos para e-commerce da joalheria Monte Carlo. 

Nessas fotos, podemos ver a diferença nas questões técnicas e estéticas da fotografia, já que elas possuem objetivos diferentes, dentro do mesmo contexto. 

FOTOGRAFIA E EDIÇÃO DE IMAGENS 

O ideal é contratar um fotógrafo profissional para fazer o ensaio dos produtos, já que as chances de obter um bom resultado são maiores. Mas é essencial que você saiba distinguir o que é adequado e o que não é ao fotografar os produtos para o seu e-commerce. 

Câmera

Imagens de qualidade, E-commerce de qualidade. Veja dicas para vender melhorA primeira coisa que devemos concordar é: o seu celular não pode fazer o trabalho que uma câmera, mesmo que semiprofissional, faria. Mesmo com os últimos lançamentos do mercado de smartphones, as câmeras de celular ainda possuem algumas limitações técnicas que as impedem de fazer um trabalho de qualidade profissional. 

Um bom exemplo disso são as lojas que vendem objetos menores, como joias, por exemplo. As fotos para e-commerce de joias precisam mostrar os produtos em detalhes e o melhor para isso seria ter uma lente “macro”. As câmeras dos celulares possuem ótimos adaptadores, mas que acabam interferindo na nitidez. Então, antes de começar a tirar as fotos para e-commerce, tenha em mãos uma boa câmera. 

 

Iluminação

O ambiente onde a fotografia será tirada também é importante. Prefira ambientes bem iluminados ou, caso seja necessário fazer fotos internas, tenha sempre uma luz auxiliar. O cuidado com a iluminação deve ser tomado para que o produto fique bem iluminado de todos os ângulos. 

Atenção para as sombras mais duras (mais escuras): elas atrapalham a iluminação do produto, dificultando a visualização de todos os detalhes. Para resolver isso, você pode utilizar a luz do dia para fazer suas fotografias, evitando o período entre 11h e 14h. Quando for fotografar em ambientes fechados, aponte o flash da câmera para o teto ou cubra a lâmpada com um papel branco. 

Fundo

Em alguns marketplaces, é exigência ter fotografias sempre em fundo branco e há motivo para isso: ele dá destaque ao produto e seus detalhes. Você pode montar um fundo branco utilizando apenas papel ou tecido, presos ao chão e parede, de forma que não chegue a formar um ângulo de 90°. 

Tratamento

É importante saber fazer o tratamento das fotos para e-commerce, para que elas fiquem sempre no mesmo padrão de cores e qualidade dentro da loja. Você pode utilizar programas mais básicos para o tratamento de fotos, como o VSCO e o Photoscape ou apostar em programas mais avançados, como os queridinhos da Adobe: Photoshop e Lightroom. 

Agora que você já sabe como fazer as melhores fotos para e-commerce, está na hora de colocar a mão na massa e abrir a sua loja virtual!  

Fonte:
https://www.openk.com.br/blog/fotos-para-e-commerce/ 

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