Home office: como aplicar na sua operação em tempos de coronavírus

Em meio ao cenário sem precedentes que vivemos, a recomendação da OMS é o isolamento social, só assim conseguiremos conter a propagação da covid-19.

Para minimizar os impactos ao paralisar as atividades, muitas empresas do Brasil e do mundo se viram obrigadas a aderir a uma tendência mundial, que a cada dia vem ganhando mais espaço. O home office nada mais é do que ter seu escritório em casa.

Assim, não pegar trânsito, ter flexibilidade de horários e melhorar sua qualidade de vida fazem parte do pacote de benefícios dessa prática.

Você deve estar pensando que isso só serve para alguns setores. Sim, infelizmente existem segmentos que dependem da presença física de seus colaboradores e o home office não se encaixa nesses casos, mas empresas como a Real Trends, plataforma líder em análise e gestão para vendedores do Mercado Livre, o home office faz parte do seu DNA desde a sua chegada ao Brasil.

Com isso, mostra que é possível gerenciar os mais de 15 mil vendedores e mais de 1.500 lojas oficiais esteja onde estiver. Por conta da experiência, a empresa acredita ser fundamental compartilhar boas práticas de trabalho remoto, sendo uma forma eficiente de manter a sua operação no seu e-commerce e reduzir os riscos de contágio pelo coronavírus.

Para aqueles que nunca trabalharam nesse formato, neste primeiro momento pode gerar inseguranças, mas veja algumas dicas para seguir uma rotina produtiva em sua operação:

Para as áreas administrativas (contas a pagar, contas a receber, faturamento, RH e marketing): crie um fluxo de atividades e realize ligações diárias para acompanhar as tarefas. Também é fundamental usar documentos colaborativos, como o Google Drive, por exemplo.
Oriente toda a equipe a escolher um lugar da casa que possa funcionar como um escritório, confortável e onde a pessoa terá menos interrupções. Também reforce a importância de parar a cada 2 horas para tomar uma água, fazer um café e dar aquela alongada.
Para o time de expedição que necessita ficar na operação para preparar os produtos, etiquetas e pacotes para despacho, recomendamos trabalhar por turnos. Dessa forma, há diminuição da quantidade de pessoas na operação. É preciso também oferecer todo o material de prevenção ao coronavírus, como álcool em gel, água, sabão e um ambiente limpo.
No caso do dono do negócio atuar em mais de uma área, recomenda-se avaliar a possibilidade de levar a operação para dentro de casa com pouca quantidade de produtos. Ao ir aos Correios para fazer o despacho, é preciso ficar atento a todas as orientações de segurança, como evitar contato físico, tirar os sapatos e trocar de roupa ao chegar em casa.

Em ambos os casos é importante determinar as prioridades diárias, planejar o dia, ficar atento às distrações e, principalmente, confiar na equipe. Mantenha conversas diárias, porque o isolamento também não é saudável. Por isso, use e abuse das ferramentas de comunicação e busque interação com outras pessoas.

Algumas ferramentas que podem ajudar:

Slack/Hangouts: para calls diárias e envio de mensagens;
Google Drive: para compartilhar arquivos e trabalhar colaborativamente;
Trello: para dar seguimento nas tarefas individuais e da equipe.
Com cada um na sua casa, a equipe da APAGE segue trabalhando e unindo forças mesmo à distância. Faça o mesmo de onde você está também 😉.

Fonte: ecommercebrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *