Coronavírus x E-commerce: Saiba o que fazer para continuar vendendo!

O que as lojas têm feito para continuar vendendo?

A pandemia do novo coronavírus traz medo e insegurança a todos. De um lado, temos o consumidor com receio de comprar e de outro, o lojista inseguro e em busca de formas para superar esse momento.

Este artigo tem o objetivo de mostrar algumas ações que comerciantes de lojas físicas e principalmente virtuais estão fazendo para continuar vendendo em meio à essa situação. Separamos alguns exemplos de como lojas virtuais e físicas estão fazendo para continuar vendendo.

 A boa notícia é que continuar vendendo é possível sim. Delivery e Drive thru são algumas das opções que lojistas estão aderindo. 

 

Consumidores não pararam de consumir

Um ponto necessário que você precisa ter em mente é que os consumidores não pararam de consumir, apenas mudaram a forma fazê-lo.  Foi o que revelou um levantamento da Kantar, em que 74% dos entrevistados garantiram sair da quarentena apenas para o necessário, como ir à bancos e supermercados. 67% deixaram de frequentar bares e restaurantes e 66% de ir a shoppings e parques.

 

E para quem já tem loja online, o que fazer para continuar vendendo?

As lojas físicas já começaram a reagir e as lojas virtuais também precisam acompanhar essa reação. Afirmamos que com criatividade e empatia, boas estratégias podem ser criadas. Veja como!

 

Produção de Conteúdos Relacionados 

Falar a mesma língua do público sempre foi indispensável, gera identificação e empatia com o público principalmente na hora de vender online. Em em um momento de crise não é diferente, a comunicação precisa fazer sentido para o usuário da sua loja. Abaixo vemos algumas marcas que utilizaram dessa estratégia e estão acertando na comunicação com seus clientes. 

Foto: Site O Boticário

O banner na home do O Boticário apresenta uma linguagem atual e ainda traz orientações ao visitante ao orientar sobre a utilização do sabonete em casa e o álcool em gel fora de casa.

 

Foto: Site Netshoes

 

Foto: Site Zatinni                                                                                                                                                                                                  

Podemos perceber que tanto no banner da Netshoes como no da Zatinni, além de uma comunicação assertiva, descontos também são oferecidos. Unir o útil ao agradável, nesse caso, torna os produtos muito mais atrativos para os visitantes.

 

 

Oferecer frete grátis em produtos selecionados

O frete é um valor que está ligado diretamente com a decisão de compra. A maioria dos consumidores fazem comparações entre diferentes lojas antes de tomar a decisão de compra. É uma ótima estratégia não só para aumentar as vendas, mas também reduzir a taxa de abandono de carrinho.

Veja alguns exemplos:

Fonte: Site Magalu

 

                                                                                                                                               

Fonte: Site Kanui                                                                                                                                                

As lojas Kanui e o Magalu oferecem frete grátis aos visitantes, e isso pode ser um fator decisivo na hora de fechar o pedido.

 

Ofereça Pagamento Facilitado

Ampliar as formas de pagamento pode ser uma outra alternativa para você continuar vendendo. Se você trabalha com parcelamento em até 10 vezes, por exemplo, que tal aumentar para 12 ou 18 vezes?

 Acredite, se estiver ao seu alcance, facilite a forma de pagamento que as chances de conversão serão muito maiores. E se for possível retirar os juros, melhor ainda. Você poderá vender online com mais sucesso. 

 

Negocie vantagens com o fornecedor

Para oferecer descontos, menor preço, pagamento sem juros ou qualquer outra forma que facilite a compra do consumidor, é necessário negociar também com o seu fornecedor, afinal, todos estão buscando menor preço e forma de pagamento facilitado. Assim você consegue oferecer vantagens para o consumidor.

 

Continue investindo em Marketing Digital

Infelizmente, em situações de crise, é comum lojistas pausarem seus investimentos em marketing digital acreditando que o marketing é o vilão, mas na verdade, essa visão não passa de um equívoco: o  marketing é um grande aliado em momentos de instabilidade.

É em situações como essa que você vai precisar se aproximar ainda mais do seu público e mostrar que está disponível para atender suas necessidades. Para isso, utilize os diversos canais de marketing disponíveis (facebook, instagram, whatsApp, e-mail), mostre seus produtos/serviços e a forma que sua empresa está se reinventando em meio a esse cenário. E, para alcançar um público muito mais amplo, anúncios pagos são indispensáveis. 

 

Seja 100% transparente sempre

Deixe claro para o seu cliente toda e qualquer situação adversa que pode ocorrer no momento da compra e também como a sua loja está trabalhando em meio a essa situação. 

Não tem problema deixar especificado que a entrega pode demorar alguns dias por conta da transportadora, por exemplo. A sinceridade e a transparência reforçam ainda mais a confiança entre o consumidor e sua loja.