Conheça os principais indicadores de um e-commerce

Os indicadores de desempenho para e-commerce representam grandes aliados para embasar as decisões certas e encontrar as melhores estratégias. 

Para definir quais serão os KPIs do seu negócio, verifique o que gera interferência em seus objetivos e crie uma frequência de análise, mantendo um estudo consistente para a sua empresa. 

Lembrando que não estamos falando de metas, mas de quem vai te ajudar a alcançá-las!   

Conheça alguns possíveis indicadores de desempenho para sua empresa. 

Retorno sobre investimento

Conheça os principais indicadores de um e-commerceSuponhamos que você deseje aumentar o número de visitantes no site e, para isso, lance uma campanha patrocinada nas redes sociais. 

Nesse período, você realmente levou mais consumidores até seu domínio e aumentou as vendas. Em outra ocasião, você investiu em campanhas de marketing offline, com divulgação de panfletos, criação de outdoor e outros materiais. 

Para o cálculo, levante todo o investimento feito em cada ação e o retorno que gerou em vendas.  

Siga a fórmula: ROI (%) = [(Retorno do investimento – total de investimento da ação) / total de investimento da ação] x ROI (%) = [(Retorno do investimento – total de investimento da ação) / total de investimento da ação] x 100. 

O retorno sobre investimento, ou ROI, é um dos principais indicadores de desempenho para e-commerce. Ele permite identificar quais foram os resultados de diferentes ações no período estabelecido. 

Tempo de vida do cliente

Conheça os principais indicadores de um e-commerceLife Time Value (LVT), ou “o tempo de vida do cliente”, é o potencial de venda de um cliente para a marca. 

Em alguns negócios, gasta-se mais para atrair um cliente do que ele realmente investe em uma primeira compra. Ou seja, o CAC é maior do que o ticket médio. Porém, são nas compras recorrentes que esse investimento se torna interessante — como é o caso de planos de assinatura. 

Para calcular o LVT, deve-se conhecer o ticket médio e o tempo médio que seus clientes permanecem na sua carteira de clientes.  

A fórmula é a seguinte: LVT = ticket médio x número de repetições de vendas x tempo médio de retenção do cliente com a marca. 

Um cliente satisfeito fará compras recorrentes, enquanto aquele que não teve uma boa experiência procurará um de seus concorrentes. O LVT é um indicador que está diretamente ligado à satisfação dos seus consumidores.  

Valor do ticket médio

O cálculo padrão de ticket médio se dá por: faturamento em X meses / X / nº de clientes – dessa forma, têm-se o ticket médio mensal da empresa. Esse cálculo é um indicador de desempenho que permite entender como funciona a dinâmica de vendas. 

Pode ser acompanhado de três formas: por venda, por cliente e por vendedor. Assim, é possível identificar a performance do setor e identificar ações que podem maximizar os resultados ou pontos que necessitam de melhoria. 

Quando se mede o ticket médio por clientes, é possível saber quais deles compram mais e melhor e mudar a forma como se relaciona com esses clientes, oferecendo um atendimento diferenciado e negociações especiais. 

Mas se conseguir acompanhar o ticket médio por vendedor, poderá identificar, por exemplo, quais se saem melhor. A partir daí, fazer uma análise e implementar soluções, como a de investir mais na capacitação dos vendedores ou de criar programas de incentivos.  

Custo de aquisição de cliente – CAC

O CAC avalia o valor que foi investido em ações para converter um lead em cliente. Para calcular, devemos obter o total investido e a quantidade de novos consumidores gerados no período. 

Vejamos a fórmula: CAC = total de investimento feito na estratégia / número de novos clientes gerados. Pode-se comparar os resultados de diferentes estratégias, encontrando as melhores opções e definindo, assim, o que deve ser priorizado. 

busca de novos clientes para a marca demanda diferentes estratégias a serem tomadas. Os experts utilizam diversas ferramentas na busca dos objetivos. Mas as várias ações que são tomadas apresentam investimentos, caso contrário, como saber qual os melhores resultados?  

Conversão

A conversão é um indicador de desempenho para e-commerce que avalia como está a eficiência do seu site em converter um visitante em cliente. 

Para calcular a taxa de conversão é preciso ter dois dados em mãos: o número de visitantes e o número de pedidos do período que deseja analisar.  

A partir daí, o cálculo é feito da seguinte forma: Taxa de conversão (%) = (Número de pedidos / número de visitantes no site) x 100. 

Resultados de vendas

Toda empresa para mensurar suas vendas precisa ter um KPI.  Ao utilizá-lo, é possível analisar o total faturado ou o número de pedidos. É interessante que se tenha o controle de todos os indicadores. 

Levantamento de visitantes do site

A entrada de visitantes no seu site são o termômetro das vendas, pois quanto mais entrarem, maiores são as chances de vender. É como uma loja física: se não há clientes na loja, o resultado não será favorável. 

Muitas estratégias são desenvolvidas atualmente para levar novos consumidores para o ambiente online, como a publicação em redes sociais, o e-mail marketing e a divulgação em mídias offline, procurando sempre atrair mais interesse para o site ou loja online da empresa. 

Para saber o número de visitantes, confira o Google Analytics. Essa ferramenta mostrará a visitação em cada mês. Ela mostra diversas informações, como: 

  • Visitantes de loja, clientes cadastrados nos formulários, e-mails cadastrados, pedidos e uma série de estatísticas disponíveis;  
  • Tabela comparativa de profundidade de visitas x vendas 
  • Gráfico de compras, novos clientes mensais e comparativos por faixa etária e sexo; 
  • Relatório de carrinhos abandonados.