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Por que vender no WhatsApp Business?

Porque o WhatsApp é o aplicativo mais baixado do mundo! Ele tem cerca de 5 bilhões de usuários em todo o mundo. E esse número só não é maior porque o APP é proibido em alguns países. Aqui no Brasil, por outro lado, ele é extremamente popular. 

De acordo com a pesquisa Mensageria no Brasil, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros! Destes, 93% afirmam abrir o aplicativo todos os dias para consultar mensagens. 

Comunicações enviadas em outros canais (como e-mails ou posts em redes sociais) dificilmente vão ter a mesma taxa de leitura que uma mensagem enviada no WhatsApp.  

É por isso que o aplicativo não pode ficar de fora da estratégia de quem vende pela internet, beleza?

Praticidade para os negócios

Trocar várias mensagens e fotos para conseguir informações sobre um produto é desgastante. Para mudar isso, o WhatsApp criou o catálogo de produtos no WhatsApp Business, ou seja, cadastrar os produtos para facilitar a divulgação deles durante as conversas com clientes interessados. 

Esse recurso funciona como uma loja onde as empresas podem mostrar e compartilhar tudo o que vendem. Desta maneira os clientes podem navegar por ali e descobrir facilmente algo que gostariam de comprar. Assim, empresas não precisam mais ficar enviando fotos dos produtos, uma por vez, fornecendo informações repetidamente. 

Isso ajuda o negócio a manter seus clientes envolvidos no próprio bate-papo, sem que eles precisem sair para visitar um site. Confira mais informações a seguir: 

Veja também: Como montar seu e-commerce no Instagram?

WhatsApp Business: como funciona?

Antes de te mostrar como criar catálogos no WhatsApp Business, precisamos falar sobre como o aplicativo funciona.  

Bom, em resumo, o WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp desenvolvida para facilitar a comunicação entre empresas e clientes. Ele é um aplicativo separado do WhatsApp convencional, e você precisa baixá-lo na loja de apps do seu smartphone. 

  • O aplicativo está disponível para Android e iOS (também existem versões para Windows e MAC) 
  • É preciso ter um número de telefone (celular ou fixo) para conseguir usar 
  • Ele vai aparecer no seu celular/computador com o nome “WA Business” e um logo diferente da versão convencional 

Você não vai perceber grandes mudanças no visual do app. O principal diferencial da versão Business está nos recursos disponíveis: respostas automáticas, mensagens de ausência e de saudação, etiquetas para conversas e até mesmo a criação de um catálogo de produtos. 

Esses recursos fazem do WhatsApp Business uma ferramenta muito mais adequada para vendas do que a versão convencional do app.  

Se fôssemos fazer uma comparação, daria pra dizer que o WhatsApp Business é um carro esportivo com todos os opcionais inclusos, enquanto o WhatsApp convencional é um modelo bem mais simples, voltado para o uso casual. 

Recomendamos fortemente que você instale a versão Business para ter acesso a ferramentas mais profissionais. Com certeza vai fazer a diferença no seu dia a dia!

Como criar catálogo de produtos no WhatsApp Business

Criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business é algo bem simples e rápido de fazer. Basta seguir os passos abaixo: 

  1. Toque nos 3 pontinhos do canto superior direito. 
  2. Selecione a opção Configurações. 
  3. Agora selecione Configurações da empresa (representado pelo ícone de uma lojinha). 
  4. A opção Catálogo vai ser a segunda a aparecer na sua tela. 
  5. Selecione o botão + no canto inferior direito para começar a cadastrar produtos no seu catálogo. 
  6. O WhatsApp vai pedir que você dê algumas informações sobre o produto cadastrado. Depois de preenchê-las, toque em Salvar. 
  7. Pronto! O produto foi cadastrado no seu catálogo! Você vai reparar que ele já estará aparecendo no menu Catálogo, mas com um ícone de relógio no canto da imagem. Isso significa que o produto ainda está sendo analisado pelo WhatsApp. Como você já deve saber, alguns itens são proibidos pela plataforma e não podem ser colocados à venda.

E depois de adicionar produtos ao catálogo? Faço o quê?

Conheça o recurso de catálogo de produtos no WhatsApp BusinessDepois de inserir produtos no seu catálogo, basta enviá-los para os seus contatos. O processo é bem parecido com o de enviar uma imagem ou um contato da sua agenda. Basta tocar no ícone de clipe de papel () ao lado da caixa de mensagens e depois selecionar a opção Catálogo. 

Os produtos que você tiver cadastrado vão aparecer em uma lista, aí é só selecionar e enviar para os seus contatos, grupos ou listas de transmissão. A mensagem fica assim na tela: 

Além de ser útil para quem vende, o recurso de catálogo do WhatsApp é super prático para quem compra. Pense na sua própria experiência como cliente. É ótimo receber o link para o produto que você procura diretamente no seu WhatsApp, né?  

Dicas rápidas para usar os catálogos do WhatsApp de forma estratégica

E como explorar todo o potencial do catálogo do WhatsApp Business? Temos algumas dicas!? 

Não seja econômico com as imagens! Insira várias fotos para que o cliente possa ver o produto em diferentes ângulos. 

Escreva descrições informativas e úteis para os clientes, pois isso vai ajudá-los a tomar a decisão de compra. 

Inserir o preço é opcional, mas recomendamos que você sempre coloque essa informação. Se o cliente precisar entrar em contato para perguntar o preço, é provável que ele apenas perca o interesse.  

Se tiver site próprio, coloque links para as suas páginas de produto. Isso facilita a conversão. 

Se vender em marketplaces, tente fechar o negócio pelo WhatsApp mesmo, pois assim você não paga comissão sobre a venda.  

Conheça o recurso de catálogo de produtos no WhatsApp Business

 

Outros recursos que vão te ajudar a vender no WhatsApp Business

O WhatsApp Business conta com vários recursos capazes de facilitar a rotina de quem vende pela internet. Vamos citar alguns deles de forma resumida logo abaixo, confira! 

1) Mensagem automática no WhatsApp Business (mensagem de ausência)

Você pode configurar mensagens automáticas para quando um cliente entrar em contato fora do seu horário de trabalho. Assim, o WhatsApp envia uma resposta automática avisando que você não está disponível naquele momento.  

Fazer isso é bem simples. Acesse Configurações > Configurações da empresa > Mensagem de ausência. Personalize o texto da mensagem automática e defina quando ela vai ser disparada. O app oferece 3 opções: 

  • Enviar sempre: manda uma mensagem toda vez que alguém entrar em contato. 
  • Horário programado: responde automaticamente a todas as mensagens recebidas durante um intervalo de tempo. É possível definir data e horário de início e término das mensagens. 
  • Fora do horário de atendimento: envia mensagens automáticas somente após o seu horário de atendimento. Para essa opção funcionar, é preciso definir previamente um horário de atendimento em Configurações > Configurações da empresa > Perfil comercial. 

Importante: as mensagens só vão ser enviadas se o seu celular estiver conectado à internet. 

2) Respostas rápidas no WhatsApp Business

É possível criar respostas rápidas para agilizar o atendimento aos clientes. Como muitas questões se repetem no dia a dia, isso vai te ajudar a poupar muito tempo. Basta ir em Configurações > Configurações da empresa > Respostas rápidas.  

Clicando no + do canto inferior direito você pode escrever a sua mensagem e definir um atalho para ela. Ao digitar o atalho, a mensagem aparece na tela e é só enviar. 

3) Mensagem de saudação no WhatsApp Business

Envia uma mensagem de saudação para clientes que entrarem em contato pela primeira vez ou ficarem 14 dias inativos. Para configurar, basta ir novamente em Configurações > Configurações da empresa > Mensagem de saudação. 

Importante: as mensagens só vão ser enviadas se o seu celular estiver conectado à internet. 

4) WhatsApp Business Web

Digitar no celular e falar com vários clientes ao mesmo tempo são duas coisas que não combinam muito bem. Para essas horas, o teclado do computador pode ser um grande aliado. 

Assim como na versão convencional, o WhatsApp Business conta com uma versão Web que pode ser acessada no navegador do computador. O processo para acessar também é o mesmo: clicar no menu de 3 pontinhos do canto superior direito, selecionar a opção WhatsApp Web e seguir as instruções do aplicativo. 

5) Estatísticas

Outro ponto positivo do WhatsApp Business é o acesso a métricas. Vá até o menu de 3 pontinhos > Configurações > Configurações da empresa > Estatísticas. 

Nesse menu, você consegue saber quantas mensagens enviou e quantas foram lidas. Com isso, é possível identificar se os seus clientes estão recebendo e tendo interesse no conteúdo que você envia. 

Se você tiver um grande número de mensagens enviadas, mas poucas mensagens entregues, pode significar que as suas estratégias de divulgação não estão sendo eficazes. 

O que o WhatsApp Business não faz?

WhatsApp Business tem várias funcionalidades, já falamos sobre várias delas aqui neste artigo.  

O sistema de pagamento WhatsApp Pay ainda está sendo pouco usado no Brasil, mas vale à pena você dar uma conferida no outro artigo (link disponível neste artigo) para saber mais sobre esse sistema. A ideia do serviço é permitir que os usuários façam pagamentos sem sair do aplicativo de mensagens. 

Não faz o cálculo de frete dos pedidos

Essa é outra limitação do WhatsApp Business. O aplicativo não faz o cálculo de frete de forma nativa. Isso não chega a ser um problema para quem vende em sites próprios ou marketplaces: para esses casos, basta inserir um link para a página de produto e pronto. 

A situação é um pouco mais difícil para lojistas de outros canais. Por exemplo: alguém que vende apenas pelas redes sociais costuma cobrar os clientes por meio de um link de pagamento gerado em ferramentas como Mercado Pago, PayPal, PagSeguro, PicPay, Wirecard etc. O valor do frete já precisa estar inserido nessa cobrança para o vendedor não ter prejuízo, correto? 

Fonte:
https://blog.melhorenvio.com.br/criar-catalogo-de-produtos-para-vender-no-whatsapp-business/ 
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