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Independentemente da empresa ser B2B ou B2C, ela precisa oferecer uma experiência de compra diferenciada ao cliente.

Segundo estudo da Omnisend, plataforma que ajuda milhares de profissionais de marketing de comércio eletrônico a construir relacionamentos duradouros com os compradores, o índice de compra de campanhas com três ou mais canais de vendas é superior às campanhas com um único canal.

Isso mostra que ser omnicanal — oferecendo vários canais diferentes (online e offline) —, é uma estratégica indispensável para as empresas do varejo. Seja para melhorar a interação com o público como para aumentar suas vendas.

A importância da loja virtual

A Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, divulgou dados do índice MCC-ENET mostrando o desempenho das vendas na internet desde o início do ano.

De acordo com o relatório, o comércio eletrônico cresceu 26,97% entre janeiro e agosto de 2021 quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Muitos acreditavam que com a campanha da vacinação e a reabertura de lojas físicas o comércio voltaria a funcionar da mesma forma antes da pandemia. Contudo, o aumento das vendas online permanece e tudo indica que essa prática irá crescer cada vez mais.

Segundo pesquisa do Google realizada em 2020, 4 em cada 10 brasileiros já preferem o digital para fazer compras. Para os pesquisadores, entre os principais fatores que contribuíram para essa preferência está a pandemia, que motivou mais pessoas a comprar pela internet e o aumento do uso dos smartphones.

De acordo com um levantamento feito pela consultoria Newzoo, fonte que ajuda algumas das maiores empresas de entretenimento, tecnologia e mídia do mundo a direcionar o seu público, o Brasil é o quinto país que mais usa smartphone no mundo. Representando, assim, 109,3 milhões de pessoas.

Mas o que esses indicadores e pesquisar nos dizem exatamente?

Primeiramente, que o número de potenciais compradores na internet está crescendo muito rápido. Segundo, que investir em canais online como em uma loja virtual, por exemplo, é crucial para a empresa alcançar esse público, vender mais produtos e manter a sua competitividade.

Como unificar todos os canais de vendas?

A maior preocupação das empresas que decidem apostar em uma loja virtual é como unificar todos os canais de vendas.

Loja física, telefones, endereços de e-mail e redes sociais são os principais canais utilizados dentro do varejo e garantir que todos esses estejam integrados e funcionando em sintonia pode realmente ser um desafio.

No entanto, com o uso da ferramenta certa essa integração não precisa ser complicada. Hoje é possível integrar vários canais de vendas diferentes em um único espaço usando um ERP.

Um ERP para e-commerce 100% integrado à plataforma de loja virtual, por exemplo, permite que a empresa administre todos os pedidos da sua loja. Não só isso, realize o gerenciamento em poucos cliques e proporcione uma experiência de compra mais ágil.

Como o ERP contribui para o sucesso omnichannel?

O ERP é uma das ferramentas mais importantes para a empresa, pois pode auxiliar na gestão financeira, nas vendas, no estoque, entre muitos outros setores. Mas a questão, agora, é descobrir como essa tecnologia pode contribuir para o sucesso omnichannel.

Omnichannel é uma estratégia de conteúdo multicanal que visa melhorar a experiência de compra dos usuários. Logo, assegurar que todos esses canais estão interligados e funcionando corretamente é fundamental para a empresa ter sucesso na estratégia.

Certamente, um ERP para e-commerce pode auxiliar em vários departamentos no varejo. Mas o que torna ele tão interessante no quesito omnichannel é que ele consegue simplificar processos que até então eram repetitivos e manuais, unificando a comunicação de todos eles.

A prática mais ágil das atividades, bem como acesso a informações de qualidade sobre os produtos e clientes, contribui para que a empresa tome apenas as melhores decisões. Seja nas ações de marketing, vendas, no gerenciamento ou atendimento ao consumidor.

O que você esperar de recursos mínimos de um ERP?

O ERP é uma solução completa que integra as melhores plataformas de  e-commerce e marketplaces e permite a gestão de todos os pedidos da loja virtual e física na mesma ferramenta, por exemplo.

Contudo, seus benefícios não se resumem apenas à integração e gerenciamento. O ERP de verdade oferece uma série de outros diferenciais competitivos que ajudam a loja aumentar as vendas, bem como manter a sua competitividade.

Abaixo veja que diferenciais são esses:

  • Controle de Estoque: O ERP para e-commerce simplifica o registro de compra e venda de mercadorias, tornando o controle de estoque muito mais ágil.
  • Gerenciamento de Pedidos: Todas as vendas realizadas no site são carregadas automaticamente pelo ERP, tornando a gestão de pedidos mais simples e transparente.
  • Logística de Frete: A solução permite que você configure as modalidades de frete, o que ajuda na logística e no envio de todos os seus pedidos.
  • Nota Fiscal Eletrônica: A sua empresa pode validar e transmitir as notas fiscais em poucos cliques, facilitando assim a busca e a inserção de dados.
  • Balanço de Vendas: É possível acessar balanços de vendas que mostram os produtos que tiveram mais e menos saída da sua loja, e que ajudam você a descobrir em quais investir e realizar promoções.
  • Contas a Pagar/Receber: Você pode usar o ERP para programar as contas a pagar e a receber, bem como efetuar pagamentos aos fornecedores.
  • Controle de Caixa: O ERP para e-commerce registra todas as movimentações de caixa, então você pode descobrir qualquer diferença e aplicar soluções mais assertivas para resolver o problema.
  • Gateways de Pagamento: A solução ERP permite os pagamentos de pedidos por diversos serviços de pagamento eletrônico. Tornando o processo de vendas muito mais eficiente.
  • Integração transparente: Um ERP omnichannel deve permitir a integração transparente entre os diversos serviços e plataformas da operação, permitindo que a comunicação com o cliente seja continua e integrada no sistema independente do canal de venda ou ponto de contato dele com a loja.

Viu só como um ERP pode ajudá-lo a construir uma estratégia omnichannel de sucesso para o seu e-commerce? E essas são alguns dos recursos mínimos necessários.

Por Gustavo de Andrade Silva – Alternativa Sistemas

Gustavo é gerente de marketing na Alternativa Sistemas, empresa de ERP e soluções em Gestão Empresarial. MBA em Marketing pela USP. Doutorando e mestre em Ergonomia pela Unesp. Graduado em Ciência da Computação pela Unesp com graduação sanduíche no New York Institute of Technology e Endicott College, ambos nos Estados Unidos. Conta com experiências de trabalho em computação, design e marketing. Trabalhou em empresas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Apaixonado por livros e tecnologia, busca aprimorar-se constantemente e estar atento às mudanças de mercado, visando a aplicabilidade do conhecimento adquirido.

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