Como otimizar a sua loja online para SEO? O Conceito

As técnicas e segredos para ranquear melhor o seu e-commerce

SEO on-page diz respeito às otimizações feitas nas páginas de um site, que envolvem melhorias no conteúdo, como ter a palavra-chave no título e nos subtítulos; a otimização das imagens com alt text (texto alternativo) e legenda; e até mesmo em relação à arquitetura da informação, como meta tags (aqueles títulos do resultado da lista do Google) e a definição do URL adequado. 

Se você deseja obter mais tráfego e vendas para seu e-commerce, as técnicas de SEO para loja virtual são fundamentais para atingir os resultados esperados. 

Dito isso, vamos nos aprofundar na otimização de lojas virtuais para os mecanismos de busca. As dicas a seguir serão suficientes para você entender a importância de realizar as melhorias necessárias, certificar-se de que está enviando todos os sinais corretos ao Google e ficar pronto para a explosão de tráfego orgânico. Vamos lá? 

O que é SEO para loja virtual?

SEO (Search Engine Optimization) é o processo utilizado para tornar sua loja virtual mais visível nas páginas de resultados dos buscadores (SERPs). Quando as pessoas procuram produtos vendidos pelo seu e-commerce, você deseja se classificar o mais alto possível para obter mais tráfego, certo? 

Você também pode conseguir tráfego de pesquisa paga, aliás, uma loja virtual vai precisar de anúncios, mas utilizando as técnicas de SEO o custo será infinitamente menor. 

SEO para e-commerce geralmente envolve otimização dos títulos das páginas, das descrições de produtos, dos metadados, da estrutura de links internos e de navegação para pesquisa e experiência do usuário. Cada produto que você vende deve ter uma página dedicada e projetada para atrair tráfego dos motores de busca. 

No entanto, você não deve esquecer das páginas estáticas e não orientadas ao produto em seu site, que são: 

  • Página inicial 
  • Sobre o empresa 
  • Páginas de FAQ 
  • Artigos de blog 
  • Respostas da Central de Ajuda 
  • Página de contato 

Crie uma lista de palavras-chave e termos relacionados para essas páginas. Ferramentas como o Ubersuggest facilitam a busca por palavras-chave de cauda longa e encontram vocábulos que combinam com elas. 

Por que SEO para loja virtual é importante?

Como otimizar a sua loja online para SEO? O ConceitoO que os consumidores fazem quando precisam de um produto ou serviço? Muitos realizam pesquisas no Google. Eles estão procurando opções, dicas, comparações e outras informações para ajudá-los a tomar decisões. E é aqui que se deve ter atenção especial. 

A preocupação com a outra parte da operação faz com que os gestores negligenciem esses detalhes, talvez por falta de tempo ou de conhecimento. O fato é que essas ações são sempre feitas depois que se percebe que quando um produto é pesquisado no Google, o concorrente é quem aparece nos resultados de pesquisa, e não você. 

É aí que as ações de SEO para loja virtual surgem como um escopo importante dentro da operação. Elas entregam uma maneira de atingir seu público-alvo sem pagar por anúncios. Depois de levar as pessoas ao seu site, você poderá encantá-las com seus produtos de alta qualidade, textos interessantes e frases de impacto motivadoras. 

Como desenvolver estratégia de SEO para loja virtual?

O SEO para loja virtual pode parecer uma tarefa enorme, especialmente se você já tem um site repleto de produtos. Sim, pode demorar, mas é possível acelerar o processo com essas dicas: 

Priorize as páginas

Quais páginas do e-commerce recebem mais tráfego? Comece com elas. Além disso, se você quiser que as pessoas se concentrem em um produto específico, otimize-o primeiro. 

Crie um fluxo de trabalho

O SEO para loja online exige que você atenda a muitos requisitos específicos. Escolher palavras-chave, adicionar metadados, nomear as imagens corretamente, adicionar atributos alternativos de imagem e incorporar termos relacionados se enquadram nessa categoria. 

Confira a concorrência

A estratégia de SEO para e-commerce deve ser projetada para superar a concorrência. Olhe para os sites dos seus principais adversários e verifique seus esforços de SEO. Identifique como tornar a sua loja melhor que as deles. 

Continue com o CRO

A otimização da taxa de conversão (CRO) deve seguir o SEO.

Confira nas próximas publicações, a técnica e as ferramentas para SEO na sua loja online.

Fonte:
https://nacao.digital/blog/seo-para-loja-virtual/