Como otimizar a sua loja online para SEO? A Técnica

Checklist de SEO para loja virtual

Agora, vamos às melhores dicas de SEO para lojas virtuais. Se você deseja que as pessoas encontrem seus produtos com facilidade, é fundamental ter uma estratégia de SEO para comércio eletrônico. Verificar cada item da lista tornará seu trabalho mais eficaz. 

Use as palavras-chave certas

Sim, as palavras-chave ainda são importantes. Embora não devamos sobrecarregar títulos e descrições de produtos com elas, os termos precisam estar presentes e com certo grau de densidade também no conteúdo. 

Mencione a palavra-chave primária no título, na meta-descrição, nos atributos alternativos de imagem e nos subtítulos do produto. Espalhe palavras-chave de índice semântico latente (LSI) por toda parte. Esses termos relacionados ajudam o Google a entender sua página no contexto. 

Analise volume de buscas, CPC e intenção do usuário

Antes de usar uma palavra-chave, faça uma investigação sobre ela. Saiba com que frequência as pessoas a pesquisam (volume de busca), quão competitiva é no espaço de publicidade paga (custo por clique ou CPC) e o que os usuários procuram quando a utilizam. 

Você pode usar o Ubersuggest, mas se deseja ser mais dinâmico nesse tipo de verificação, recomendamos a extensão WMS Everywhere para Chrome. 

Volume de buscas

O volume de pesquisa informa quanto interesse uma determinada palavra-chave inspira nos consumidores. Alto volume de buscas indica maior popularidade, o que significa que você obterá pesquisas mais ativas para ela, mas também maior concorrência. 

CPC

O CPC informa quanto as pessoas pagam por clique quando compram publicidade com base em uma palavra-chave específica. Um CPC alto indica maior competição. Se sua palavra alvo for extremamente competitiva, considere encontrar uma alternativa de cauda longa, que será menos disputada. 

Intenção do usuário

Por fim, a intenção do usuário descreve o que as pessoas desejam encontrar ao digitar uma palavra-chave na barra de pesquisa do Google. 

Digamos, por exemplo, que alguém digite “chuveiro” e pressione Enter. Ela quer informações sobre instalação, compra, conserto de chuveiros, chás de bebê, chás de panela ou algo totalmente diferente? Se você não puder determinar a intenção do usuário por trás de uma palavra-chave, adicione outros termos no campo de pesquisa para maior clareza. 

Pesquise os concorrentes

Como otimizar a sua loja online para SEO? A TécnicaSe você não tem ideia de onde começar, seus concorrentes são a sua melhor aposta. As empresas maiores, em particular, provavelmente já trabalharam duro para otimizar seus sites, e você pode aprender muitos de seus segredos navegando pelas páginas das lojas. 

Concentre-se nas palavras-chave que aparecem nas páginas iniciais e dos principais produtos. 

Como saber se um site está sendo otimizado para uma determinada palavra-chave? Você pode começar usando a extensão para Chrome SEO Meta in 1 Click para ver o título SEO e a descrição que seus concorrentes usam nas heading tags. 

Você também pode usar outras ferramentas, como o Semrush, para ver quais palavras-chave seus concorrentes estão classificando na pesquisa orgânica e paga. 

Não pare sua pesquisa com palavras-chave. Verifique também as páginas de destino de seus concorrentes, para ver como eles usam as palavras-chave para otimizar essas páginas. 

Foque no SEO da página inicial

Normalmente, a página inicial é onde a maioria das empresas concentra seu orçamento e energia em SEO. Embora seja definitivamente uma das principais páginas do site a ser otimizada, não é de forma alguma a única em que você deve se concentrar. 

Os principais itens que você deve ter são estes: 

Tag do título da página inicial

A tag de título SEO é um dos elementos mais importantes da otimização de pesquisa no site. Deve incluir o nome da empresa junto com a frase-chave principal que você está almejando. Você deve escrevê-la em menos de 70 caracteres e de uma forma que seja atraente para os visitantes, pois eles a verão nos resultados da pesquisa. 

Meta descrição da página inicial

Embora isso não seja importante no que diz respeito às classificações de palavras-chave, a meta-descrição da página inicial é um texto de 160 caracteres que também aparecerá na pesquisa abaixo da tag de título. Escreva de uma forma que incentive as pessoas a quererem visitar o site. 

Conteúdo da página inicial

O conteúdo da página inicial deve ajudar as pessoas a saber mais sobre a empresa e sobre os produtos de forma clara e concisa. Evite sobrecarregar os visitantes com muitas informações. Considere apresentar poucas mercadorias na página inicial e sua proposta de venda exclusiva. 

Páginas iniciais desordenadas podem confundir os visitantes e também os mecanismos de pesquisa. Se houver produtos em muitas categorias diferentes, o Google se esforçará para identificar o que você vende e quem está direcionando seus produtos, portanto, seja específico sobre o que seu site oferece. 

Simplifique a arquitetura do site

Conforme você adiciona produtos e categorias à sua loja, lembre-se de que a arquitetura do site desempenha papel importante na otimização de busca. É preciso ter hierarquia distinta de navegação, da sua página inicial às categorias de produtos e aos artigos listados dentro delas. 

Os robôs dos mecanismos de pesquisa vão descobrir páginas e produtos em seu site com base em uma estrutura de links internos clara que é fácil de seguir – e não muito profunda. 

A regra para os mecanismos de pesquisa e visitantes é garantir que as pessoas possam alcançar tudo em até três cliques. Na página inicial, elas devem fazer no máximo três cliques para chegar a qualquer produto do seu site. 

Use links internos

Os links internos têm dois objetivos principais: 

  1. Impulsionar o SEO da loja virtual, mostrando como as páginas estão relacionadas entre si 
  2. Aumentar o tempo no site, incentivando os visitantes a explorar ainda mais o e-commerce 

Criar links para produtos relacionados ou artigos de blog que tragam muitas informações pode ajudar a melhorar o SEO do comércio eletrônico e tornar seu site mais tentador para outras pesquisas mais profundas. 

Otimize as páginas do produto

As páginas de produtos são a força vital de seu negócio. Por isso, concentre grande parte de sua energia em otimizá-las. Muitos proprietários de loja virtuais simplesmente escrevem algumas linhas de texto sobre cada produto e exibem uma imagem ou um vídeo. 

Você precisa de mais informações sobre as páginas de produtos para que o Google possa localizá-las. 

Nome do produto

O nome do produto é importante. Na maioria dos casos, ele também é usado no título SEO e no URL da página. É por isso que você pode querer adicionar um termo de pesquisa comum ou uma palavra-chave aos seus produtos. 

Se você estiver vendendo camisetas, certifique-se de incluir “camiseta” no nome do produto. Dessa forma, a palavra-chave também vai parar no título e no URL de SEO. 

Como um bônus adicional, quando as pessoas compartilham seu produto no Facebook ou Pinterest, a palavra-chave estará no título da postagem. 

Otimização de imagem

Como otimizar a sua loja online para SEO? A TécnicaAs imagens são uma parte importante da página do produto. Coloque-se no lugar do cliente por um momento. É mais provável que você compre no site que retrata claramente o produto de todos os ângulos possíveis ou no e-commerce que não apresenta foto e nem texto? 

As imagens não são apenas importantes para seus clientes, mas também para a otimização de pesquisa. 

Para otimizar adequadamente suas imagens, comece com o nome do arquivo. Não adicione imagens com o nome IMG0010.jpg às páginas do produto. Em vez disso, use o nome do produto e a palavra-chave principal, como camiseta-verde-escuro-lacoste.jpg. 

Se você tiver visões alternativas do produto, inclua palavras-chave que as pessoas usariam se estivessem procurando por essas imagens na pesquisa. 

Além disso, ao adicionar imagens à página do produto, inclua o nome do artigo e a palavra-chave no alt text. 

O resultado? Suas fotos agora têm a chance de aparecer na busca de imagens do Google ou na página principal de resultados da pesquisa como parte da exibição de mídia adicional. 

Vídeo

Ajude seu cliente a se sentir mais confiante em suas compras, adicionando também um vídeo à página do produto. O vídeo pode conter informações básicas sobre o artigo (como um comercial), instruções sobre como usá-lo ou depoimentos de pessoas que compraram. 

Publicar vídeos externamente em redes como o YouTube pode ser uma ótima maneira de atrair e educar clientes em potencial sobre seus produtos. 

Vídeos educacionais, por exemplo, podem mostrar às pessoas como criar algo incrível incorporando seus produtos. Uma vez que eles tenham a ideia de trabalhar naquele projeto, eles estarão mais propensos a comprar seus produtos relacionados. 

Avaliações de clientes

Os comentários são outra forma de aumentar a confiança do cliente em seu produto, portanto, se você tiver boas mercadorias, certifique-se de permiti-los. 

As críticas negativas também nem sempre são más. Pense nisso: se você tiver um item de preço mais alto com ótimas críticas e um artigo mais barato, mas com avaliações não tão positivas, então as pessoas estarão mais propensas a escolher o item de preço mais alto, resultando em vendas maiores para sua empresa. 

Conteúdo de FAQ

Como otimizar a sua loja online para SEO? As FerramentasAs pessoas fazem perguntas sobre seus produtos? Claro que sim. Ter conteúdo de FAQ nas páginas de cada artigo é a chave para as conversões. 

Se os clientes tiverem perguntas que você não responde, eles irão a outro lugar para encontrar essas respostas – e provavelmente comprarão da fonte que responde às dúvidas. 

Ter uma página de perguntas frequentes gerais no site também é uma boa ideia. Responder a perguntas básicas sobre as políticas de segurança, remessa e devolução pode aumentar a confiança do comprador, resultando em mais vendas. 

 

 

Use design responsivo

As pessoas fazem compras consideráveis pelo celular. Usar design responsivo para sua loja virtual pode não apenas levar a uma melhor experiência do usuário, mas também a melhores resultados de pesquisa. O índice mobile-first do Google usa o mobile-
friendly como um sinal de classificação. 

Reduza o tempo de carregamento da página

A velocidade de carregamento da página também é um sinal de classificação, tanto para desktop quanto para dispositivos móveis. Quanto mais rápido suas páginas carregam, melhor o Google vai classificá-las. 

Como aumentar a velocidade de carregamento? Concentre-se em subtrair o máximo possível de elementos desnecessários de página. Por exemplo, uma imagem de fundo enorme que é coberta por uma coluna branca pode não ser necessária. 

Tamanho e dimensão da imagem

Quanto maiores as imagens, mais tempo o navegador leva para carregá-las. Se você reduzir o tamanho de uma foto de 1000×1000 pixels para 500×500 pixels, teráreduzido seu “peso” pela metade. Também é recomendado salvar como JPGs (JPEGs) de menor qualidade com um software de edição, como o Adobe Photoshop. 

Basta clicar em “Arquivo” (File) e “Salvar como…” ( Save As…). Você terá a opção de salvar a imagem como JPG (JPEG) em um nível de qualidade entre 0 e 12. 

Crie backlinks para e-commerce

Backlinks são outro sinal de classificação que o Google usa para determinar onde suas páginas pertencem nas SERPs. Quanto mais backlinks você tiver de sites de alta qualidade, mais confiável seu e-commerce se tornará. 

Construir backlinks para sites de comércio eletrônico não precisa ser difícil. A postagem de visitantes em blogs relacionados ao seu nicho é uma maneira fácil de criar links. Basta enviar um e-mail aos proprietários dos blogs nos quais você está interessado e oferecer três ou mais ideias para possíveis posts de convidados. 

Você já conferiu o Conceito de SEO.
Confira na próxima publicação as ferramentas para SEO na sua loja online.

Fonte:
https://nacao.digital/blog/seo-para-loja-virtual/