Como entrar no Comércio Eletrônico?

Iniciamos uma série com de 3 matérias para ajudar você a entrar no comércio eletrônico de forma mais correta e assertiva. No final dessas 3 matérias, você terá informações suficientes para tomar as melhores decisões sobre comércio eletrônico. São eles:

1º – Como entrar no comércio eletrônico?

2º – Como criar a sua loja online?

3º – Como vender em Marketplace?

Hoje, vamos falar sobre a 1º matéria: “Como entrar no comércio eletrônico?”.

As duas principais formas de entrar no comércio eletrônico são: criar uma loja online com sua marca ou experimentar inicialmente o seu mercado por meio de um canal online, mais conhecido como Marketplace. Pensando nestas duas opções, a próxima pergunta é: como saber em qual delas iniciar?

A resposta de qual é a mais indicada para você depende muito de quem você é, do que você quer fazer e do quanto você quer investir. Se você já tem um negócio físico e nele um bom mix de produtos, uma marca consolidada, e seus principais concorrentes já estão no comércio eletrônico, as chances de abrir uma loja online e dar certo é muito grande. A loja online é uma boa estratégia também para oferecer mais um canal de vendas aos seus próprios clientes que já estão na loja física e, ainda, ampliar seus negócios para outras regiões do país, onde você não está ainda fisicamente e nem pretende estar, ou seja, para expandir seus negócios.

No entanto, abrir uma loja online, é uma tarefa totalmente diferente daquela que você já está acostumado no mundo físico. Existem alguns passos para criar a sua loja online que são importantes para evitar erros que resultam em desperdícios financeiros enormes. Por exemplo, é fundamental saber contratar a plataforma adequada para o seu tipo de negócio, escolher o meio de pagamento mais apropriado para a sua estratégia de vendas e muito mais. Por isso, dedicamos um episódio todo para te explicar “Como criar a sua loja online? “ e vamos apresentar em detalhes o assunto.

Porém, se você ainda não tem um negócio físico consolidado ou possui uma ideia totalmente inovadora, o melhor para você é iniciar através de um Marketplace. Também é recomendada esta estratégia se você ainda não tem dinheiro inicial necessário para investir em uma loja online própria, ou se ainda não está seguro de criar a loja. Neste caso, existem inúmeros Marketplaces, como por exemplo: Americanas, Submarino, Magazine Luiza, Extra, Ponto Frio, Mercado Livre, etc.

Existem alguns Marketplaces mais nichados, como a Netshoes (produtos esportivos), Dafiti (moda e acessórios), Elo7 (produtos artesanais e feitos a mão), entre outros, que possibilitam um teste de mercado para que você saiba qual será a aceitação dos produtos/serviços que está oferecendo. Neste caso, você pagará uma comissão de vendas sobre os produtos que o Marketplace vender, e será responsável em emitir a nota fiscal, entregar o pedido e dar o atendimento pós-venda ao cliente. Assim como no caso da loja online, o assunto é extenso e muito interessante, por isso criamos uma matéria dedicada em “Como vender em Marketplace? “ onde falaremos com mais detalhes sobre este assunto.

Se você tem alguma dúvida ou ideia e quer saber mais sobre como entrar para o comércio eletrônico, sobre qual é a melhor opção para o seu caso ou se loja virtual é mesmo uma boa para você, entre em contato conosco através do e-mail contato@apage.com.br que um dos nossos associados consultores entrará em contato para te ajudar e orientar.

 

Fabio Caiel / Agência DCS