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A América Latina é campeã no uso de redes sociais no mundo. Diariamente, as pessoas gastam uma média de 212 minutos nas mídias. 

De hábitos de compras até socialização, as mídias com certeza são as queridinhas do público para interagir, conhecer pessoas e marcas novas e, é claro, fazer compras. 

É por isso que, se você é empreendedor digital, não pode ignorar o potencial das redes sociais para a divulgação e venda de seus produtos.   

Mas, com tanta informação e usuários nesses canais de comunicação, é preciso fazer algo diferente para se destacar de seus concorrentes e chamar a atenção de clientes em potencial. 

Em algumas redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Youtube e até Tik Tok, por exemplo, é possível divulgar produtos e serviços com muito resultado, pois você pode atingir centenas, milhares e até milhões de pessoas. 

1- Crie conexão/relacionamento com o seu público

As redes sociais são um ambiente de conversa. Então, não adianta falar sozinho. Responda os questionamentos dos usuários, crie ações para trazer mais o público para a página, compartilhe a história positiva de algum cliente com a sua marca etc. 

E você pode pensar em outras formas de interação também, como enquetes no Instagram Stories. Isso mostra para sua audiência que você realmente se importa com o que eles têm para falar sobre seu negócio e traz essas pessoas para mais perto de sua marca. 

2- Incorpore o social commerce

O social commerce é um conceito que surgiu quando as redes sociais passaram a ser utilizadas para o comércio eletrônico de produtos e serviços. 

Basicamente, trata-se da integração do e-commerce às mídias sociais, como uma loja dentro do Facebook (f-commerce), do Twitter (t-commerce) ou do Instagram (Instagram Shopping), por exemplo. 

Essa associação permite vender diretamente para o consumidor, sem necessidade de intermediários. 

Para extrair o máximo desse modelo, você pode incorporar o social commerce em sua página de vendas, incluindo alguns plugins em seu site como botões de Like, de recomendação e de avaliações. 

Só fique atento porque, para esse tipo de incorporação, geralmente, você precisa ter um produto físico para vender. 

3- Melhore os seus resultados

Não vale só postar se você não souber os resultados do que está fazendo. Por isso, é fundamental medir o desempenho das suas publicações. Conheça os horários de pico na sua página e os posts que tiverem mais sucesso. Ajuste o seu planejamento com base nesse resultado. 

Leia: Checklist do e-commerce – Parte 3.

4- Desenvolva ações criativas

Chame o seu público para participar e compartilhar o conteúdo com mais pessoas. O engajamento vale ouro, literalmente, nas redes sociais. Pense em concursos culturais, por exemplo, para atrair mais pessoas! 

Veja também: Top 10 tendências para e-commerce em 2022.

5- Invista em campanhas

Se conseguir alguma verba extra, invista em impulsionar posts estratégicos e em campanhas para aumentar o seu público. 

6- Amplie as suas redes

Avalie ampliar as suas ações para mais redes sociais, atingindo ainda mais audiência. Uma dica é ver como promover a sua marca no YouTube, no LinkedIn e no Pinterest, por exemplo. 

7- Descubra o seu público e o que interessa a ele

É muito importante saber a idade média, sexo, preferências, região em que vive e comportamento dos seus clientes. 

8- Defina a sua meta

Quer divulgar um novo serviço? Aumentar as vendas de determinada linha? Promover combos e promoções? 

9- Conheça a concorrência e outras páginas de interesse

Uma boa fonte de inspiração para a sua empresa, de temas, linguagem e horários de postagens, pode ser as páginas de concorrentes que estejam alcançando sucesso nas redes sociais e até de marcas de outros produtos e serviços, mas que também falem com o seu público. 

10- Monte um planejamento real

Comece fazendo um cronograma semanal, com um post diário, por exemplo. Na segunda-feira poderá focar no produto, na terça-feira falar sobre comportamento, na quarta-feira contar uma curiosidade da produção, na quinta-feira trazer uma dica de uso etc. Depois, faça o planejamento mensal. 

Imperdível esta leitura: A verdadeira tríade de vendas para seu e-commerce.

11- Tenha ritmo e periodicidade

É muito importante ter constância, postar sempre. Mostre que a sua empresa se preocupa com a página, melhore as mensagens e, com o tempo, vá aumentando as postagens. 

12- Utilize grupos e comunidades

Os grupos e comunidades nas redes sociais reúnem pessoas com interesses em comum. Dessa forma, esses canais são excelentes para divulgar seus produtos digitais para uma audiência segmentada. 

Procure os grupos relacionados ao produto que você vende. Participe dos fóruns e tente responder o máximo de dúvidas possível sobre sua oferta. 

O ideal é estabelecer uma conversa com seu lead, avaliar quais os problemas e dores que ele enfrenta, para só depois apresentar a solução que, no caso, é sua oferta. 

Você pode, inclusive, criar suas próprias comunidades para responder as dúvidas de seus clientes em potencial e interagir mais de perto com essas pessoas. 

Fontes:
https://exame.com/pme/10-dicas-para-vender-mais-nas-redes-sociais-mesmo-sem-verba/
https://blog.hotmart.com/pt-br/como-utilizar-as-redes-sociais-para-alavancar-minhas-vendas/ 
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