Como aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual?

A medição e melhoria da sua taxa de conversão é uma das métricas mais importantes para qualquer negócio, mas mesmo assim, a maior parte dos lojistas não a conhece bem.

Hoje, ensinaremos o que é esta taxa e como usá-la a favor do seu e-commerce. 

Mas o que é taxa de conversão? É o resultado obtido da divisão entre o número de visitantes de um site pela quantidade de conversões — que podem ser vendas, leads ou outros objetivos da sua empresa. Também conhecida como CVR (Conversion Rate), é uma das métricas mais importantes de um negócio. 

Até 2022, estima-se que o comércio eletrônico mundial alcançará um total de US$ 6,54 trilhões em vendas.  E o e-commerce latino, por sua vez, US$ 82,33 bilhões! 

Como visto, o setor do e-commerce se expande a cada ano. Diferenciar-se diante da concorrência está se tornando uma tarefa árdua. Atrair e conquistar mais clientes demanda um gerenciamento competente e alinhado. 

Mas será que a minha loja online está fazendo o trabalho da forma correta? 

Muitos empreendedores acreditam que, para alcançar o sucesso, o essencial é ter produtos de qualidade e campanhas de marketing efetivas (o que realmente é importante), mas caem no erro de não acompanharem de perto os resultados desses esforços. 

Para um negócio online atingir uma receita sustentável, é fundamental coletar dados e observar suas evoluções. Somente dessa maneira é possível transformar tais informações em melhorias aplicáveis. 

Entenda o que é Taxa de Conversão

Existem muitas taxas de conversões, para tudo! 

  • Visitantes que fizeram uma solicitação de orçamento; 
  • Visitantes que assinaram a newsletter; 
  • Visitantes que se cadastraram no site; 
  • Usuários cadastrados no site que realizaram compras. 

Em todos os casos o usuário converteu, correto? Um solicitou o orçamento, o outro assinou a newsletter, o outro se cadastrou no site, e o que fez o cadastro finalizou uma compra. 

“Mas, no e-commerce, qual a principal taxa de conversão?”

Taxa de conversão em vendas, que nada mais é do que aquele usuário que acessa o seu site, coloca um determinado produto no carrinho e, de fato, paga por aquilo, ou seja, finaliza uma compra! 

E, para a sua alegria, é sobre exatamente essa taxa que vamos falar durante todo o conteúdo. Então, separe um papel e uma caneta para anotar todas as dicas valiosas que vamos apresentar! 

Calculando a taxa de conversão da loja virtual

“Número de pedidos / Total de visitas x 100 = Taxa de Conversão.” 

Simples, não é mesmo? A partir deste cálculo você pode determinar a taxa de conversão da semana, do mês, do semestre e até mesmo do ano. Qualquer período que você quiser mensurar essa taxa basta selecionar o número de pedidos, dividir pelo total de visitas, multiplicar por 100 e pronto! Sua porcentagem da Taxa de Conversão está pronta. 

Vamos para um exemplo: Uma empresa tem um total de 1.538 pedidos e 45.785 visitas no mês. 

  • 1.538 / 45.785 x 100 = 3,3% 
  • Isso significa que a cada 1.000 visitantes na loja virtual, 33 efetuaram a compra. 

Vale lembrar que esse é um exemplo com números fictícios. Não necessariamente você vai ter 1.000 visitantes e vender para 33 no mês. Isso vai depender de muitas questões, principalmente se você segue as melhores estratégias para aumentar a taxa de conversão — que vamos apresentar no decorrer deste artigo. 

Tem diferença a Taxa de Conversão do E-commerce brasileiro?

Você deve estar agora querendo entender qual a taxa ideal, ou melhor, a média do e-commerce do Brasil. É bom para o benchmarking e até para analisar se a sua loja virtual está no caminho certo. 

Não existe apenas uma taxa de conversão válida, até porque são feitas várias pesquisas, com diferentes nichos e segmentos. Algumas pesquisas dizem que é 1,4%, outras que é 1,6%, outras 1,7%. Então, podemos dizer que a taxa de conversão média do e-commerce brasileiro está entre 1,4% e 1,7%. 

Se pensarmos em algo mais nichado, também podemos verificar a taxa de conversão por estado, como mostra na imagem abaixo: 

Como aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual?

Também podemos mensurar a taxa de conversão por categoria e dispositivo de acesso, como mostra a imagem abaixo: 

Como aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual?

Aproveite esse crescimento no e-commerce brasileiro

Se você só se preocupar em aumentar o número de visitantes, e continuar não conseguindo convertê-los em vendas, não adianta você ter muitas visitas, pois o erro está na conversão, e não na divulgação. Visitas são importantes, quando qualificadas! E é atrás disso que você precisa ir! 

Lembre-se sempre: nem sempre aumentar o número de visitas é a solução para aumentar o faturamento. Para entender melhor porque isso acontece, precisamos primeiro entender como é formado o faturamento de um e-commerce: 

“Tráfego (visitantes) x Taxa de Conversão x Ticket Médio = FATURAMENTO.” 

A partir deste cálculo você consegue identificar que o faturamento passa por 3 dimensões: tráfego, ticket médio e taxa de conversão. E é exatamente essas 3 dimensões que você precisa otimizar para aumentar o faturamento da sua loja virtual. 

E o que fazer para melhorar cada dimensão?

  • Tráfego: Melhorar o cadastro dos produtos, aumentar o número de produtos, otimizar estrategicamente o SEO, investir em Google Ads, Facebook Ads, e por aí vai! 
  • Ticket Médio: Aumentar o número de produtos, criar kits, pensar em campanhas estratégicas para incentivar a compra de mais itens, oferecer frete grátis, etc. 
  • Taxa de Conversão: Melhorar o cadastro dos produtos, investir em Google Ads e Facebook Ads, oferecer frete grátis, otimizar o prazo de entrega e melhorar o valor do frete (quando cobrado). 

Então, sempre quando pensar em aumentar o faturamento, antes analise cada uma das 3 dimensões, e aplique melhorias em cada uma delas para chegar no resultado final, combinado? 

As melhores estratégias para aumentar a taxa de conversão da sua loja online:

Prazo de Entrega

O prazo de entrega é um ponto muito importante para aumentar a taxa de conversão, isso porque hoje em dia as pessoas compram na internet pensando na comodidade, eficiência e agilidade das entregas. 

Valor do Frete

Valor sempre foi e acreditamos que por muito tempo ainda será um grande empecilho para vendas acontecerem. Pelo simples fato de que, quando a pessoa vê que precisa pagar um valor de frete para receber a mercadoria em sua casa, ela não quer pagar aquele valor. 

Fusão: Prazo de Entrega + Valor do Frete

Se você ficou com essa dúvida, saiba que é possível unir essas duas estratégias para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual: Prazo de Entrega + Valor do Frete. 

E, para essa dica, vamos dar uma dica valiosa, que muitos lojistas vêm aplicando e gerando ótimos resultados com isso: possibilidade do cliente retirar a mercadoria na loja. Essa atitude faz com que o cliente acabe com o seu problema de prazo de entrega, e não tenha um custo elevado de frete — na verdade, não terá nenhum custo! 

Preço

Outro ponto para aumentar a taxa de conversão da loja virtual é o preço. Grande parte dos usuários da Internet pesquisam muito antes de finalizar uma compra, ou seja, eles acessam vários e-commerces e marketplaces antes de, de fato, comprar. 

Quando o assunto é preço, sua loja virtual também pode tomar algumas atitudes para facilitar para o usuário sem comprometer o lucro e o fluxo de caixa do e-commerce. Aí vai uma dica: 

Desconto em pagamentos à vista no boleto bancário: Menor custo financeiro, fraude praticamente nula para a sua empresa, e é possível dar um desconto a mais para incentivar os consumidores a comprarem à vista, com 10, 15% de desconto.  

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Fonte:
https://www.climba.com.br/blog/estrategias-aumentar-taxa-de-conversao-loja-virtual/