Como a inteligência artificial traz resultado no e-commerce?

Já imaginou um sistema que analisa sozinho, e em tempo real, os passos dos consumidores dentro da loja, sendo possível identificar qual a melhor posição para cada vitrine e quais os produtos com maiores chances de compra para cada usuário?

Parece algo distante da nossa realidade? Mas saiba que isso já existe.

Há sistemas de recomendação que utilizam inteligência artificial para analisar o perfil de cada consumidor. Com isso, conseguem oferecer uma experiência cada vez mais personalizada e elevada, recomendando os produtos mais relevantes em diferentes tipos de vitrines.

Esses sistemas já tão conhecidos em gigantes dos serviços de streaming, como Netflix e Amazon, também estão presentes no comércio eletrônico e recebem mais popularmente o nome de vitrines de recomendação.

Mas o que é inteligência artificial?

Como a inteligência artificial traz resultado no e-commerce?A IA é a simulação da inteligência humana em máquinas, fazendo com que elas tenham a capacidade de aprender, raciocinar, reconhecer padrões, analisar possibilidades e apresentar soluções. São algoritmos criados para seguir regras, realizar tarefas e resolver problemas sozinhos.

Existem diversos tipos de IA para e-commerce, mas todas têm o objetivo de trazer resultados melhores, mais ágeis e acessíveis para o cliente e para a loja. Elas facilitam tanto para quem vende quanto para quem está buscando algo para comprar online. Enfim, ela lê dados, os compreende e os repassa tanto para o consumidor final quanto para o lojista.

Essa tecnologia tem transformado as vendas na web, as estratégias, a comunicação com o cliente e impactado diretamente na experiência de compra e, consequentemente, nos resultados de conversão.

Leia também sobre as tendências tecnológicas do e-commerce a partir de 2021.

Vamos conhecer alguns exemplos do uso da inteligência artificial no e-commerce?

Recuperação do carrinho

Sabemos que as principais vantagens desse tipo de aplicação são a automação e a personalização. No caso o e-commerce, a recuperação de carrinhos abandonados, através de e-mail marketing, é umas das melhores táticas da IA.

Assim que a inteligência identifica o abandono de carrinho, ela coleta todos os dados do cliente, perfil de consumo e passos durante a navegação. Com todas essas informações, é possível detectar qual o melhor tipo de conteúdo a ser enviado a fim de reverter o abandono e, com isso, e-mails automatizados e com conteúdos personalizados são enviados diretamente para a caixa de entrada daquele consumidor.

Chatbot como assistente virtual

O atendimento por chatbots, ou seja, robôs que atendem os clientes através dos chats disponíveis dentro do site, é outro grande exemplo da união entre o melhor dos dois mundos: agilidade da máquina e raciocínio semelhante ao humano. Com ela, além de rápida e eficaz, a comunicação também é personalizada para cada cliente.

Com os chatbots é possível que todo e qualquer usuário seja atendido rapidamente, sem ter que ficar esperando horas. Muitas vezes, o problema ou a dúvida são solucionados no próprio atendimento. Em outros casos, o robô acelera o processo identificando todas as informações importantes e direcionando o cliente para o setor responsável. Isso melhora a experiência do usuário e ainda otimiza o tempo dos colaboradores.

Pesquisas por voz e imagem

A busca por voz, apesar de ser uma novidade no segmento, já está disponível para o e-commerce em sistemas de busca inteligente. Já a busca por imagem, mais cedo ou mais tarde também será uma das funcionalidades dessa tecnologia, pois os desenvolvedores a aprimoram e ensinam mais e mais coisas para a IA constantemente.

Essas duas propriedades são tendências cada vez mais fortes no comércio eletrônico, pois os usuários estão se habituando a esse tipo de busca ao fazer pesquisas na internet ou até mesmo no sistema do próprio smartphone, o que garante que essa será uma demanda cada vez mais em alta.

Busca inteligente

Grandes buscadores, como o Google e o Bing, utilizam a tecnologia. Mas ela também está presente em sistemas de busca inteligente totalmente voltados para o e-commerce, com caraterísticas próprias para esse setor.

Algumas das propriedades da busca inteligente para e-commerce são:

  • Busca comportamental: através das análises feitas pela IA em tempo real, é possível mostrar os resultados mais relevantes também na busca.
  • Busca por voz: com a busca por voz a pesquisa pelos produtos fica muito mais simples e assertiva, pois o cliente só precisa clicar no ícone do microfone e falar o que procura.
  • Busca por cor com reconhecimento de imagem: com a inteligência artificial, a busca por cor é feita de modo automático, através do reconhecimento de imagem. Isso evita erros e diminui o trabalho interno.
  • Velocidade:  é possível mostrar os resultados em milissegundos, conforme o cliente digita.
  • Similaridade fonética: é a capacidade de reconhecer a semelhança entre os sons das letras e mostrar os resultados, mesmo com digitação errada ou erros gramaticais.

Vitrines de recomendação independentes

O sistema analisa sozinho e em tempo real os passos dos consumidores dentro da loja e, com isso, consegue identificar qual a melhor posição para cada vitrine e quais os produtos com maiores chances de compra para cada usuário.

Além da personalização e automação, a inteligência artificial possibilita que vitrines que geralmente são fixas, como “lançamentos” e “compre junto”, também sejam personalizadas.

Fontes:
https://maplink.global/blog/inteligencia-artificial-para-ecommerce/
https://www.smarthint.co/inteligencia-artificial-ecommerce/#:~:text=O%20sistema%20analisa%20sozinho%20e,de%20compra%20para%20cada%20usu%C3%A1rio.