Checklist do e-commerce: primeiros passos para abrir a sua loja online

Toda semana, recebemos diversas mensagens de pessoas querendo abrir os seus e-commerces.

Mas, a grande verdade, é que abrir uma loja na internet, exige o mesmo comprometimento de se abrir uma loja física. Há vários detalhes que precisam ser definidos, antes de iniciar um projeto desse porte. São diversos processos e fatores que precisam ser planejados, analisados e aprimorados. 

Antes de fazer o lançamento do seu e-commerce, propriamente dito, existem várias etapas de checklist que precisam ser cumpridas. E esse passo a passo você acompanhará com a gente neste artigo.   

Outra questão, é que uma plataforma de vendas demanda manutenção e acompanhamento diário, então seu negócio deverá ter profissionais disponíveis para atuar em parceria. 

No site da APAGE você pode agendar uma consultoria com um de nossos representantes para seguir com a abertura da sua loja de forma correta e que lhe garanta excelentes resultados. Lá, você conta com um suporte diferenciado dos nossos consultores, profissionais especializados em e-commerce, que podem te ajudar, caso tenha alguma dúvida durante este processo. 

Conheça, a seguir, os primeiros 7 passos para você iniciar nesse processo de abertura do seu e-commerce. Lembrando que na próxima semana, continuaremos com os outros passos, até a abertura da sua loja virtual.   

1- Defina um nome para a sua loja online e cadastre o domínio

Umas das primeiras etapas para a abertura de uma loja online é a definição de um nome para o seu negócio e o cadastro do domínio — endereço do seu site na internet. 

Lembrando que o nome da sua loja online deve transparecer os objetivos da marca, comunicar sobre o produto e ser atrativo para o público-alvo. 

Para saber se, de fato, a escolha tem sintonia com a sua área de atuação, faça uma lista com diferentes sugestões e realize uma pesquisa de mercado. 

Além disso, é essencial ter um nome objetivo para que a página da sua loja virtual seja facilmente encontrada em mecanismos de busca e nas redes sociais. Mas essa parte, vamos explicar mais adiante.   

2- Escolha uma plataforma de confiança

Checklist do e-commerce: primeiros passos para abrir a sua loja onlinePara que o lançamento de seu negócio online seja tranquilo e, ao mesmo tempo, do jeito que você gostaria, imaginamos que você já tenha contratado uma plataforma de e-commerce. 

Verifique se após realizar simulações de vendas, fechamento de compras e navegação, você considera que a solução escolhida oferece estabilidade do sistema e é de simples navegação. Com essa plataforma, é possível personalizar o layout da sua loja virtual com facilidade, por exemplo? 

Caso a resposta seja ‘não’ para alguma dessas questões — ou se você ainda está pesquisando sobre o assunto — te convidamos a conversar com nossos consultores e encontrar a melhor plataforma – que melhor se adequa ao seu negócio. 

Com a plataforma correta, você não precisa medir esforços extras (e tampouco ter conhecimento técnico) para fazer a gestão da sua loja online: é possível criar uma vitrine virtual personalizada e fazer integrações com meios de pagamento e ferramentas de envio, por exemplo. 

3- Defina a sua área de atuação

Identifique segmentos que estão em alta no mercado

É preciso se certificar de que a área de mercado que você quer explorar seja rentável. Para encontrar essa resposta, basta calcular o tamanho do nicho. 

Há uma forma simples para se fazer isso com o Planejador de palavras-chave do Google. Para utilizar o recurso, você só precisa criar uma conta de e-mail do Gmail e logar no Google Ads. 

Após entrar na ferramenta, clique em ‘procurar novas palavras-chave’ (termo que identifica elementos correlatos ou que pertençam à mesma área de interesse para fins de pesquisa) e digite uma expressão específica que represente o que você pretende vender online. 

OBS: Verifique a média de pesquisas mensais para essa palavra e, assim, já será possível ter uma estimativa do valor daquele mercado. 

Você não precisa atuar em apenas em um nicho, mas que é importante que você saiba ‘para quem planeja vender’. 

4- Como definir qual é o público-alvo do seu negócio?

Um dos principais tópicos de checklist de uma loja virtual é definir o seu nicho de mercado. Nesta etapa, é importante entender quem é o seu cliente e quais produtos podem atender as necessidades dele. 

“Neste processo, é essencial que você entenda quem é o seu público-alvo” 

Para definir o seu cliente ideal é preciso:

  • Descobrir qual o problema e a necessidade do seu público-alvo e como a sua solução pode ajudá-lo; 
  • Definir dados demográficos (idade, gênero, renda, localização etc); 
  • Compreender seus principais interesses.

5- Pesquise as tendências de busca do nicho

Aqui, é interessante avaliar tendências de mercado para entender quais produtos são interessantes vender na sua loja virtual ou no lançamento de uma campanha. O melhor de tudo é que existem vários canais para fazer isso. 

Google Trends, por exemplo, é uma ferramenta gratuita do Google que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo. 

É possível criar vários filtros para a sua pesquisa, como critérios de país, tempo (buscas realizadas nas últimas 24h ou no último ano, por exemplo), categorias (cultura, consumo, negócios, mercado, entretenimento etc) e tipo de busca (por compras online, imagens, notícias, etc). 

Além das tendências de consumo, procure por inovações no segmento em que você atua. Se trabalha com uma loja de bolsas e acessórios, por exemplo, acompanhe eventos na área, revistas e blogs sobre o assunto. 

Explore bem esses dados e trabalhe com base nessas previsões para escolher sua área de atuação. 

Checklist do e-commerce: primeiros passos para abrir a sua loja online

6- Análise da concorrência: o que é e como fazer para se destacar?

Estude a concorrência

Analise a concorrência, ponderando sobre: 

  • Layout e checkout das lojas virtuais; 
  • Divulgação dos produtos; 
  • Posicionamento nas redes sociais; 
  • Precificação.

Com essas informações, é possível seguir para o próximo passo e estabelecer qual será o diferencial do seu negócio. 

Defina o diferencial da sua loja online

O que pode diferenciar o seu e-commerce dos concorrentes? Atendimento exclusivo, preços mais baratos, itens com alto valor agregado ou melhor qualidade dos seus produtos? 

Independentemente da escolha feita por você, definir um diferencial para o seu negócio é importante para garantir uma posição de exclusividade em sua área de atuação, oferecendo ao cliente final uma vantagem clara. 

Ao sentir-se atraído por sua loja virtual, o público tende a procurá-la com maior frequência e em maior número. Tudo isso pode aumentar as vendas. 

Personalize a sua loja virtual

Nesta etapa, você deve garantir a customização do seu e-commerce. Veja pontos de atenção a seguir: 

Registre fotos de qualidade

Todos já sabemos que “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, é importante fazer boas fotos dos seus produtos. 

Para priorizar a qualidade das fotos de seu e-commerce, uma alternativa é contratar um fotógrafo profissional para realizar essa tarefa. 

Caso não possa investir em um profissional no início, você mesmo pode fotografar. Para isso, alguns fatores, como iluminação apropriada, ambiente e a disposição dos objetos em cena, podem fazer toda a diferença. É importante, também, fotografar a mercadoria de diferentes ângulos. 

Faça uma boa descrição dos seus produtos

Além das imagens, os textos informativos sobre os produtos são fundamentais para que os clientes conheçam os artigos antes de tomar a decisão de compra. Afinal, em uma compra online, eles não poderão pegar a mercadoria antes de adquiri-la. 

De forma geral, uma boa descrição dos produtos precisa atender os requisitos abaixo: 

  • Responder preocupações e perguntas comuns; 
  • Incluir texto, imagem e vídeo; 
  • Atrair a atenção dos clientes; 
  • Explicar a experiência física e emocional de comprar o produto; 
  • Ser clara e concisa. 

Considere incluir características físicas dos produtos na descrição, como peso, tamanho, cores etc. E, caso você tenha uma loja virtual de roupas, inclua também uma tabela de medidas, indicando qual o padrão de cada tamanho de peça da sua marca. 

Organize os seus produtos por categoria

Organizar a sua vitrine virtual em categorias é uma prática muito utilizada pelos grandes canais de venda do mercado, principalmente quando os produtos são diversificados. 

Em uma loja de departamentos, por exemplo, categorias como “Calçados”, “Feminino”, “Masculino” e “Acessórios” são utilizadas para ajudar o cliente a encontrar aquilo de que precisa mais rápido e, por fim, realizar a compra. 

Em um primeiro momento, o ideal é criar grupos mais gerais e ir afunilando a escolha até que ela fique bem específica. 

Por exemplo, dentro da categoria de roupas para mulheres em uma loja de roupas, podem ser criadas subcategorias como “Vestidos”, “Blusas”, “Casacos”, “Saias”, “Calças” etc. E dá para ir além: a categoria “Vestidos”, por exemplo, pode conter “Vestidos longos”, “Vestidos de manga curta”, “Vestidos para festas” e assim por diante. 

Como otimizar a sua loja online para SEO? A Técnica

A nomenclatura utilizada nas categorias é essencial para a otimização do e-commerce. Nomes de fácil entendimento ajudam o seu cliente a encontrar sua loja virtual com facilidade na internet. 

Para isso, é importante utilizar técnicas de otimização da sua loja virtual para mecanismos de busca, o SEO para e-commerce. Em outras palavras, essa estratégia vai ajudar as páginas do seu site a ficarem bem ranqueadas nas pesquisas do Google e, consequentemente, atrair visitantes para seu e-commerce sem que você precise pagar por anúncios. 

Então, após formar os grupos de produtos, utilize como critério a escolha de nomes de categorias que tenham um alto volume de buscas. Aqui, é importante fazer um estudo das principais palavras-chave relacionadas aos seus produtos como um todo e a partir disso, escolher os termos que são relevantes para os clientes. 

Como otimizar a sua loja online para SEO?

7- Escolha o fornecedor

Chegou a hora de definir quais fornecedores vão abastecer o estoque da sua loja virtual. Esta etapa é fundamental para o sucesso do seu negócio e deve ser feita com muita calma, já que uma escolha errada pode gerar prejuízos para a sua marca. 

Em primeiro lugar, pesquise sobre os principais modelos de fornecimento. Neste sentido, o dropshipping, por exemplo, é um modelo em que o fornecedor envia os produtos diretamente ao cliente final. Já o crossdocking é um sistema logístico em que as encomendas são recebidas em um centro de distribuição especializado e, em seguida, preparadas para serem despachadas e entregues ao consumidor final. 

Depois, faça uma pesquisa na internet e coloque em uma lista todos os sites possíveis que prestam o tipo de serviço escolhido na sua área de atuação. 

Analise opiniões dos serviços prestados, qualidade dos produtos, preços e formas de pagamento, capacidade de fornecimento e prazo de entrega. Por fim, faça contato com cada um deles para iniciar a negociação. 

Seu E-commerce deu certo. Continue avançando no mercado digital!

Fonte:
https://www.nuvemshop.com.br/blog/loja-online-passo-a-passo-episodio-1/
https://site.alphacode.com.br/check-list-confira-9-pontos-para-abrir-uma-loja-virtual/