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É impossível negar que uma explosão do comércio eletrônico aconteceu no país desde o início da pandemia.

Impulsionados pela necessidade de isolamento social, mais de 300 milhões de pedidos foram feitos em 2020 – esse que pode ser considerado o ano do e-commerce no Brasil.

O afastamento dos consumidores das lojas físicas permitiu que quem não vendia online passasse a se adaptar. Quem já vendia nessa modalidade, claro, intensificou seus investimentos nos canais. E o resultado está nos números, conforme divulgado pelo E-Commerce Brasil: as vendas cresceram 57,4% no primeiro semestre deste ano.

No entanto, muitos gestores ainda se perguntam: “quanto eu tenho que pagar de impostos em uma venda online?” e isso é natural, visto que os processos tributários são complexos e exigem expertise e conhecimento. Para saber quanto pagar de impostos, o empreendedor deve estar atento a diversos fatores como, por exemplo, o limite de faturamento e o tipo de regime tributário, mas não é só isso.

Evidentemente, esse processo burocrático de cálculos e matemática financeira fazem com que a empresa não dedique seu tempo ao que realmente importa: o core business, ou seja, a estratégica principal do negócio. Por isso, o gerenciamento das complexas tributações e regras fiscais envolvidas na venda entre empresas devem ser feitas diretamente por uma plataforma que proporcione três pilares importantes para a sustentação das organizações: reduzir custos, otimizar processos e vender mais.

Vender online é muito mais do que ter uma loja virtual, por isso, com uma plataforma de e-commerce B2B é possível gerenciar e configurar, além dos impostos, as demais variáveis envolvidas no processo de venda entre empresas, como tabelas de preços, descontos, condições de pagamento. Uma vez definidas e configuradas, essas políticas passam a estar disponíveis em todas os canais comerciais, garantindo todos os acordos firmados.

Se perguntarmos hoje a qualquer gestor qual é o grande entraves do e-commerce B2B, especialmente para as indústrias, ele vai dizer que é a formação de preços e impostos. Evidentemente, nas vendas do varejo esse processo é muito mais simples. Ocorre que no mundo B2B, a margem é estreita, o que ocasiona uma grande variação de impostos, inclusive no que diz respeito à substituição tributária.

Imagine que no regime de substituição tributária, por exemplo, o recolhimento integral do ICMS deve ser feito pelo fabricante. E estamos falando de todo processo envolvido na venda, desde a primeira negociação com o distribuidor até a chegada do produto ao consumidor final. Fora que cada estado tem as suas próprias regras tributárias, o que significa que o tributo pago por uma empresa do Rio Grande do Sul não é mesmo devido por uma companhia de São Paulo.

Quando você resolve fazer esse fluxo tributário manualmente, o resultado imediato é a perda de clientes e uma significativa queda no lucro da empresa. Ou, ainda, mais cedo ou mais tarde, você restringirá as vendas apenas ao seu estado – o que também não é interessante diante do universo de possibilidades que o e-commerce oferece.

Sendo assim, o caminho mais assertivo e menos oneroso é investir na otimização dessa gestão, deixando que a tecnologia identifique automaticamente a realidade tributária de cada cliente, independente das regras estabelecidas nos seus estados de origem. Além de tudo isso, esse sistema será responsável por estabelecer ou integrar suas políticas e regras comerciais, disponibilizando-as para todos os seus canais.

Lideram a lista de benefícios na implementação de uma ferramenta mais completa, que vai muito além do seu portal de e-commerce, a redução de custos e a eliminação de retrabalho com a integração dos canais e dos sistemas de gestão de empresa. Por fim, e não menos importante, seu negócio estará vigorando no cenário ideal para as vendas online: chegando onde sua força comercial não chega e vendendo para qualquer lugar, de acordo com as políticas, regras tributárias e fiscais.

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