A verdadeira tríade de vendas para seu e-commerce

A operação de e-commerce é mais complexa do que se pode imaginar.

Mais do que esperar entrar pedidos e embalar produtos, o e-commerce profissional envolve diversas áreas e estratégias para que funcione de forma altamente profissional. 

Mas, diante de todo este processo da gestão do e-commerce, podemos, de maneira bem resumida, colocar os três principais fatores que fazem a loja movimentar-se bem e ter resultados consistentes. São: 

  • Produto 
  • Marca 
  • Mídia 

Apesar de chamarmos de tríade do e-commerce, e pensarmos em um triângulo, poderia muito bem ser representado por um ciclo, uma vez que o e-commerce é um ciclo de estratégias que influenciam todas as áreas envolvidas. 

Produto

É preciso oferecer os produtos certos para o público certo. Ou seja, é necessário entender quem é o público do seu e-commerce, bem como a persona dele. 

Não adianta oferecer produtos de origem animal para veganos e vice-versa. Ou mesmo, produtos que não despertem o interesse do seu público. 

Assim, fazer a análise de persona e entender para quem você está vendendo ajuda a direcionar a comunicação e facilita a produção de mídia e campanhas para incentivar o interesse e as compras. 

Apesar das vendas serem online, esperar entrar um pedido para começar a produção de um item ou, pior, fazer o pedido ao fornecedor é uma decisão que não fará o e-commerce crescer.  

Sendo o brasileiro um povo muito ansioso e com pressa, esperar muito tempo para a chegada de um produto é um grande obstáculo para a compra. 

Portanto, oferecer produtos em estoque e em pronta entrega pode ser o diferencial entre você e o concorrente. 

Deixar zerar o estoque de um produto muitas vezes não é sinal de vendas bem-sucedidas. Afinal, se houvesse mais produtos, as vendas continuariam a acontecer. Além do mais, planejar campanhas de marketing e o produto acabar antes do previsto é um orçamento mal utilizado. 

A verdadeira tríade de vendas para seu e-commerce

Marca

Mesmo se a marca existir no ambiente físico e ainda estiver começando no ambiente online, o que fazer? O erro que muitas lojas cometem ao ir para o online é supor que a marca já é conhecida ou investir pouco em divulgação e no nome.  

Cuidado com essa falsa percepção da sua marca no online (achando que é a mesma do físico). O online é um mundo novo, encare a sua loja online como um novo negócio, sendo exposto em um novo ambiente, desta vez digital.    

A Internet é um ambiente extremamente amplo e diferente do físico que compete com lojas nacionais e internacionais. O investimento em marca ajuda a criar autoridade para a loja, reputação e credibilidade. 

Afinal, já parou para pensar na razão pela qual são escolhidas determinadas marcas em vez de outras? O consumidor novo gosta de segurança, então é mais provável que faça as primeiras compras em lojas mais bem conhecidas ou indicadas por algum conhecido. 

Mídia

A mídia fecha a nossa tríade do e-commerce. É através do investimento em mídia e campanhas que seu e-commerce será conhecido e captará novos clientes. Feito bom trabalho nos itens anteriores, o que resta para a loja vender, é divulgação. 

O investimento em mídia paga é como se fosse um tiro de canhão. Atingimos um maior número de pessoas de uma só vez. Mas não adianta disparar o tiro sem ter um público definido. Senão é atirar em um campo vazio. 

Atualmente, os canais de vendas digitais estão muito diversificados. Você pode usar todo o poder da mídia de intenção como o Google, mas não pode negligenciar as mídias sociais.  

O Instagram, Facebook, Pinterest, Linkedin, Youtube, Tik Tok, entre muitos outros, são excelentes canais de conversão para a sua loja online. Além disso, é muito mais certeiro segmentar as personas para a sua loja dentro das redes sociais, na hora de criar uma campanha paga. 

A verdadeira tríade de vendas para seu e-commerce

A tríade do sucesso no e-commerce

Boa cobertura de estoque, sustentada por um bom processo de vendas e trabalho de marca e mídia, é o que faz a engrenagem das vendas funcionar no e-commerce. 

Erros comuns que empreendedores comentem é a falta de cobertura de estoque e um trabalho de mídia pouco direcionado, sem um bom planejamento estratégico, que resulta em números nada significativos, não trazendo o retorno esperado. 

E isso se torna um ciclo contínuo dentro da operação de vendas online. Pois a loja não para, e o empreendedor precisa buscar sempre aumentar o mix de produtos. Isso é possível oferecendo as melhores condições em datas específicas (como as sazonais) para aumentar o interesse dos consumidores certos e fazer um bom trabalho de gestão, entendendo a razão pela qual a loja não cresce mais. 

E-commerce não possui fórmula mágica, mas sim pontos que podem ser mais bem trabalhados para resultados significativos nas vendas. 

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Fonte:
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/a-triade-do-sucesso-no-e-commerce/