F1 Commerce
Jet
Tray
Alternativa Sistemas
Nerus
APAGE
Dooca

Você sabia que as datas comemorativas podem impactar diretamente nos resultados do seu e-commerce?

Para o mundo do e-commerce, as datas comemorativas são oportunidades de faturamento em alta e atividades frenéticas, o que faz dessas ocasiões, além de um grande termômetro, momentos de grandes resultados para o marketing dos negócios digitais. No caso brasileiro, onde temos um público ainda se acostumando com as compras em lojas virtuais, esse á, muitas das vezes, o momento de conhecer essa opção de compra. 

A importância das datas comemorativas no e-commerce

A vantagem das datas comemorativas no e-commerce não está só no aumento do faturamento. Elas são também uma ótima chance de promover sua marca e atrair novos clientes para sua loja virtual. Mas você precisa adotar estratégias de marketing adequadas e criem atrativos diferenciados. 

Leia: As novas apostas do e-commerce para aproximação e engajamento como forma de fidelizar o consumidor.

Aproveitando as datas comemorativas no e-commerce

As principais datas comemorativas no e-commerce brasileiro são o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças e, a maior de todas, o Natal. Ótimo, já dá para fazer uma festa com isso, mas será que podemos expandir esse leque? Sim! 

Em um país tão cheio de datas comemorativas, o e-commerce, seja ele do segmento que for, tem inúmeras oportunidades de promoções, mesmo em datas em que presentear não seja a tônica da comemoração. Mas para isso fazer sentido, é necessário em primeiro lugar, criar o clima e depois sugerir a compra para o cliente certo. Ou seja, um planejamento da ação e segmentação de clientes. 

O marketing em datas comemorativas no e-commerce

A importância das datas sazonais para seu e-commerceA divulgação de lojas virtuais em datas comemorativas é a base de toda a estratégia de criação de novas “datas comemorativas”. A criação do clima que mencionei antes, passa pela sugestão implícita da data nos elementos gráficos, por exemplo. Vejamos um caso prático. 

Se você está pensando em fazer uma grande promoção no dia de início da Primavera, seria interessante que você começasse a incorporar flores ou outros símbolos que remetam à Primavera em seu e-mail marketing ou conta no Pinterest. Isso vai criando um clima de pré-temporada e com o lançamento da sua campanha efetiva, as pessoas já estarão um pouco mais motivadas e consequentemente fazer uma compra em função do seu marketing. 

Se a sua loja virtual tem um blog associado à ela, publique posts que possam ir preparando o ânimo do público de forma a serem mais receptivos às suas ofertas. Crie a necessidade das pessoas consumirem o “produto” Primavera e elas certamente vão se lembrar de você. 

Saiba mais: Por que você ainda deve investir em e-commerce?

Datas comemorativas no comércio eletrônico e segmentação

Outro segredo do uso de datas comemorativas no e-commerce é trabalhar com uma base de clientes muito bem segmentada, para identificar o público-alvo correto para suas ações.  

A segmentação é a chave para a maioria das campanhas de marketing online. Por isso, é importante dispormos de uma base de dados sobre o cliente, a mais detalhada possível identificar grupos que poderiam ser usados em determinadas campanhas. 

No universo do e-commerce sempre chamamos atenção sobre a importância da segmentação da base de dados de clientes para a elaboração de campanhas de marketing digital mais eficientes. Se eu posso distinguir entre meus clientes e clientes em potencial, qual deles melhor se adequa ao perfil de consumidor que elaboramos para a Persona, maiores serão minhas chances de criar uma campanha realmente vencedora. 

As datas comemorativas no comércio eletrônico podem ser melhor trabalhadas com uma segmentação avançada em canais como: 

  • Links patrocinados 
  • Email marketing 
  • Facebook Ads 
  • Google Ads 
  • Postagens orgânicas em Redes Sociais 

Algumas plataformas de e-commerce chegam até a oferecer opções para elaboração de pacotes de marketing para um determinado segmento dos clientes cadastrados. 

Saber aproveitar as datas comemorativas no e-commerce é uma das principais ferramentas para alavancar as vendas de sua loja virtual, mas, como em tudo que diz respeito a divulgação de lojas virtuais, é preciso fazer um planejamento detalhado antecipadamente. 

Fonte:
https://www.cursodeecommerce.com.br/datas-comemorativas-ecommerce/#:~:text=A%20vantagem%20das%20datas%20comemorativas,adequada%20e%20crie%20atrativos%20diferenciados. 
apage
Autor

Escreveu um Comentário

10 + doze =