7 dicas para resolver os principais problemas de estoque do seu e-commerce

Que empresa quer ter perda de vendas no seu e-commerce por problemas no estoque? Nenhuma!

A questão é que, para não correr esse risco, o gestor precisa estar constantemente atento sobre tudo que entra e sai do seu armazém. Não só isso, precisa adotar práticas que ajudam evitar os desperdícios, reduzir os custos com armazenagem e resolver a falta de organização.

Cansado de cancelar as vendas no seu e-commerce por ter um estoque ineficiente? Veja, neste artigo, quais são as causas que originam problemas no estoque e que práticas podem ser adotadas pela sua empresa para corrigir e evitar esses contratempos.

O que origina a falta de organização no estoque?

A falta de organização é uma das causas mais importantes da perda de vendas no e-commerce. Isso porque, sem controle, a empresa não sabe o que entrou e saiu do seu depósito. Muito menos que produtos precisam ser comprados ou estão disponíveis para a entrega.

Se não possui a quantidade ideal de itens nas prateleiras fica difícil atender a demanda e suprir as necessidades do consumidor. Isso resulta na perda de vendas e, consequentemente, competitividade.

Para evitar problemas no estoque e não correr o risco de perder vendas na internet por falta de organização, você precisa compreender primeiramente o que ocasiona a desordem dentro da empresa. E, a partir disso, aplicar práticas que ajudam a manter o seu estoque em dia.

Abaixo, veja o que geralmente ocasiona a falta de organização:

Gestão pouco eficiente

A gestão ajuda a reduzir custos, promove a integração entre os departamentos e melhora a utilização dos recursos. Por isso, se você realizar uma gestão ineficaz, toda a sua empresa sofrerá com a falta de controle. Principalmente os departamentos responsáveis por fazer as compras, vendas e claro, o estoque.

Problemas com fornecedores

Além da gestão pouco eficiente, outra causa que origina a falta de organização é problemas com fornecedores. Se a sua empresa não possui um bom relacionamento com essas pessoas, é só questão de tempo até que atrasos e falta de mercadorias se tornem frequentes.

Falhas de comunicação

O sucesso do e-commerce depende da logística da empresa. A boa comunicação entre os departamentos é fundamental para que os processos funcionem corretamente e no tempo combinado. Se existirem falhas de comunicação, pode ser que a separação, o envio e até mesmo as entregas sejam prejudicadas.

Falta de dados precisos sobre as vendas

Os relatórios de vendas são importantes porque ajudam a empresa a identificar que produtos foram vendidos, quais itens precisam de reposição e que não tiveram saída.

Agora pense: o que acontece se houver acesso a dados precisos sobre as vendas? Você não consegue ter conhecimento sobre quais produtos faltam ou sobram nas prateleiras.

7 práticas que ajudam a evitar problemas no estoque

Agora que você já sabe quais são as principais causas que originam a falta de organização, que tal conferir 7 práticas que ajudam a evitar problemas no estoque?

1- Saiba qual é o estoque mínimo necessário

O estoque mínimo é a quantidade mínima de mercadorias que a sua empresa precisa ter para evitar o desabastecimento e excesso de itens estocados. Se você não quer sofrer com a perda de vendas por falta de produtos, calcular o estoque mínimo é o primeiro passo para assegurar a disponibilidade dos seus itens.

A fórmula para calcular o estoque mínimo é a seguinte:

Estoque mínimo (Emn) = consumo médio diário x tempo de reposição

O consumo médio diário é a quantidade de itens que a sua empresa costuma vender na internet por dia, enquanto que o tempo de reposição é o número de dias que ela leva para repor todos os itens.

2- Não espere o estoque acabar para fazer novos pedidos

Outra prática importante para evitar problemas no estoque é não deixar os produtos acabarem para só então fazer novos pedidos. Como pode levar alguns dias até o fornecedor entregar os itens, o ideal é sempre fazer as compras com antecedência para manter o seu estoque em dia.

3- Conheça bem os clientes e suas preferências para ter previsibilidade das vendas

Conhecer o consumidor digital e saber quais são suas preferências também é uma prática indispensável para evitar desorganização e problemas no estoque. Isso porque, ao conhecer o perfil do cliente e saber como ele se comporta na internet, você consegue fazer uma projeção das vendas e com base nisso preparar o seu armazém.

4- Identifique a sazonalidade de cada produto

Existem períodos no ano em que determinados itens sofrem flutuações de demanda. O consumidor pode comprar mais produtos em um mês, por exemplo, ou em épocas festivas como Páscoa, Natal e final de ano.

Para assegurar que o seu estoque vai dar conta de todos os pedidos e para que a sua empresa não deixe de lucrar na internet, saiba a sazonalidade de cada produto para identificar os itens que precisam ter um volume maior no estoque.

5- Faça um inventário de estoque com frequência

A melhor maneira de manter o controle sobre os seus produtos é fazendo um inventário de estoque. O inventário é um levantamento que lista todas as mercadorias armazenadas na sua empresa, e que ajuda você manter o seu estoque organizado.

6- Faça um planejamento de compras

Fazer o planejamento de compras é importante para a sua empresa agir de forma mais estratégica na internet. Você pode escolher com antecedência quais produtos quer ter em estoque, com base no fluxo de vendas, e selecionar apenas aqueles que oferecem um bom preço, prazo e qualidade.

7- Integre os setores para melhorar a comunicação

Por último, mas não menos importante, integre os setores da sua empresa. Como falamos anteriormente, a logística é a chave para o sucesso do e-commerce. Assim sendo, investir em tecnologias que permitem a integração é fundamental para melhorar a comunicação e otimizar processos.

Um sistema ERP, por exemplo, é uma dessas tecnologias. Por meio dessa ferramenta você consegue fazer a integração de dados, loja física e loja virtual e a integração da sua empresa com diversos canais de venda como marketplaces e plataformas de e-commerce.

Por Gustavo de Andrade Silva – Alternativa Sistemas

Gustavo é gerente de marketing na Alternativa Sistemas, empresa de ERP e soluções em Gestão Empresarial. MBA em Marketing pela USP. Doutorando e mestre em Ergonomia pela Unesp. Graduado em Ciência da Computação pela Unesp com graduação sanduíche no New York Institute of Technology e Endicott College, ambos nos Estados Unidos. Conta com experiências de trabalho em computação, design e marketing. Trabalhou em empresas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Apaixonado por livros e tecnologia, busca aprimorar-se constantemente e estar atento às mudanças de mercado, visando a aplicabilidade do conhecimento adquirido.