5 Cuidados em logística na Black Friday 2020

Por Larissa Lotufo – Alternativa Sistemas

De acordo com o site Reclame aqui, em 2019, a Black Friday apresentou um aumento de 24,7% nas reclamações entre os consumidores brasileiros, sendo que a logística liderou como assunto principal das queixas[1].

O atraso na entrega representou 49,62% no ranking de reclamações do site, que recebeu 121.359 reclamações ao total[2]. Outro dado alarmante, é que entre os produtos mais reclamados, os serviços de entrega ficam em segundo lugar, representando 6,36% das queixas[3].

E, se em 2019, em que a Black Friday enfrentava a normalidade do funcionamento social, a logística já foi um problemão para as empresas, imagine em 2020, em que a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe os pedidos virtuais e entregas para os holofotes do mercado varejista?

 

POR QUE PREPARAR A LOGÍSTICA É MAIS IMPORTANTE EM 2020?

Com a instabilidade do mercado ao longo de 2020, muitos consumidores diminuíram os gastos e reduziram exponencialmente a sua movimentação pelas ruas. Apesar disso, ter trazido consequências negativas para o comércio, pode representar uma esperança para a Black Friday 2020.

Isso porque, como os consumidores reprimiram suas compras ao longo do ano, há grandes expectativas de que os clientes aproveitem a Black Friday e suas condições diferenciadas para antecipar as compras de natal.

E neste novo contexto, seja a sua loja física ou virtual, a logística entrará como um grande protagonista no desenvolvimento do bom relacionamento com o consumidor. Por isso, é importante ter o processo bem consolidado até a Black Friday 2020.

Neste sentido, confira o checklist com 5 pontos de atenção e cuidados que a sua loja deve tomar para preparar a logística de sua empresa para a Black Friday.

 

#1 PLANEJE O ESTOQUE COM INTELIGÊNCIA E ESTRATÉGIA

A primeira regra para não ter problemas de ruptura de estoque e criar uma imagem negativa da sua loja frente ao consumidor é analisar a demanda de compras durante a Black Friday.

Neste sentido, é preciso garantir que os produtos mais procurados estarão disponíveis ao consumidor. Uma forma de realizar isso, é através da manutenção de um estoque adicional: isso vai garantir que a sua loja não vai ficar sem o produto e que o seu consumidor não terá problemas com prazo de entrega.

Ao mesmo tempo, é possível aproveitar a Black Friday para desencalhar produtos que estão no seu estoque só ocupando espaço. Por isso, adotar uma tabela de precificação inteligente e certeira, pode incentivar o escoamento dos produtos nem muitas vezes nem são tão procurados, para podem ser um atrativo da sua loja no período de Black Friday.

No caso das empresas que possuem espaço limitado, encontrar parceiros de armazenamento de produtos é uma estratégia essencial. E essa estratégica fica ainda mais interessante, se a sua empresa conseguir armazenar os produtos em regiões de escoamento estratégicos é possível ainda alcançar o barateamento dos custos com a entrega.

 

#2 MANTENHA A COMUNICAÇÃO COM SEU CLIENTE ATIVA

Para evitar desentendimentos e reclamações com o seu consumidor, é muito importante manter o seu cliente informado e de forma transparente durante todo o processo de entrega.

Isso significa apontar prazos de entrega reais – mesmo que isso signifique apresentar prazos mais longos do que a concorrência – e sempre atualizados. Adotar esta postura, vai trazer conforto e segurança ao seu cliente e diminuir a ansiedade pela entrega.

 

#3 GARANTA UMA ESTRATÉGIA DIGITAL

Em 2020 os hábitos dos consumidores migraram para o ambiente virtual. Isso não significa que, necessariamente, os clientes passaram a utilizar mais o e-commerce. Mas sim que estão adotando os meios digitais para se comunicar e fechar compras.

Isso significa que a sua empresa deve estar preparada para atender o consumidor de maneira online e, principalmente, para receber a demanda da Black Friday no ambiente virtual.

Neste sentido, criar automatizações no processo de atendimento realizado nas redes sociais e garantir um espaço de vendas virtual – com exposição do catálogo, atualização constante dos produtos disponíveis, valores e condições de entrega – vai ser essencial para não deixar o seu consumidor na mão e agilizar o fluxo de vendas durante a Black Friday.

 

#4 DIVERSIFIQUE AS PARCERIAS DE ENTREGA

Tanto as lojas físicas como lojas virtuais vão precisar trabalhar com opções de entrega durante a Black Friday 2020, tendo em vista que a aglomeração de pessoas é uma coisa que deve ser evitada no contexto do novo coronavírus.

E para que não haja problemas com a entrega, uma dica valiosa é a diversificação das opções de entrega. Isso porque, ao oferecer um grande catálogo de opções de entrega, a sua empresa não fica na mão e evita problemas com prazos de entrega entre os clientes.

Durante o dia dos namorados de 2020, vários apps de entrega apresentaram instabilidade e ficaram fora do ar durante horas. Estima-se que a demanda da Black Friday será muito maior, por isso, para não correr o risco de ficar sem vender, ofereça mais de uma opção ao seu consumidor para garantir um fluxo contínuo.

Isso vale também para as parcerias com transportadoras e demais empresas de entrega parceiras.

 

#5 LUTE PELO PREÇO DAS ENTREGAS

Com a maior demanda de pedidos online, o consumidor brasileiro tornou-se mais consciente acerca da necessidade de precificação da entrega. E isso pode ser um ponto positivo para as empresas que precisaram brigar menos nas taxas de entrega oferecidas.

De todo modo, durante a Black Friday 2020, mais do que nunca, os clientes estarão de olho nas taxas de frete oferecidas por sua empresa. Por isso, é preciso oferecer uma estratégia de entregas inteligente.

Neste sentido, é muito importante oferecer diversificadas opções de prazo que sejam acompanhadas por diferentes preços de oferta, pois assim o seu consumidor pode acessar a diferentes valores e optar pela condição que mais se encaixe em suas necessidades.

Oferecer opções de retirada na loja ou em pontos de retirada é uma ótima opção para reduzir custos com entrega e deixar o seu consumidor mais satisfeito com a experiência de entrega.

Só não se esqueça de que, no novo normal, aglomerações não são uma opção, portanto, oferecer horários de retirada é essencial. Da mesma forma, o ambiente de retirada deve estar preparado e higienizado para receber o seu consumidor e garantir um fluxo de retirada ágil e eficaz.

 

A Black Friday sempre deixa a logística em alerta, pois é uma data de grande movimentação no comércio. Por conta disso, preparar a sua empresa de maneira inteligente e antecipada é um ponto chave para garantir o sucesso da campanha e evitar desentendimentos com o consumidor.

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Por Larissa Lotufo – Alternativa Sistemas

Larissa Lotufo é press advisor da Alternativa Sistemas, empresa de ERP e soluções em Gestão Empresarial. Larissa apresenta o programa “Inspiração de Segunda” no Canal Alternativa. Também trabalha como assistente de pesquisa em Direito Digital no PG Advogados. Entusiasta do saber e da inovação, busca na construção da escrita o seu desafio constante.

[1] Para mais informações, acesse: https://noticias.reclameaqui.com.br/noticias/black-friday-2019-encera-com-mais-de-121-mil-reclamacoes-mas_3868/

[2] Dados registrados as 11h do dia 21/11/2019 até às 23h59 do dia 31/01/2020.

[3] Dados registrados as 11h do dia 21/11/2019 até às 23h59 do dia 31/01/2020.